O CEU das Artes Ruy Merheb foi palco, em 25/8, do projeto “Educação Cultura e Arte”, da Secretaria/Ponte Nova de Cultura, Turismo e Comunicação/SEMCTC, com as atrações seguintes.
Maria das Graças Lima Nunes Pinheiro/Dace autografou seu livro “As Concepções Curriculares do Projeto Pedagógico da Rede Salesiana Brasil de Escolas e a Prática Pedagógica dos Professores”, lançado pela Editora Dialética. Dace é pedagoga, mestre em Educação e diretora pedagógica da Escola Nossa Senhora Auxiliadora/Ensa.
Já em sua apresentação, a autora faz provocações: “Como um currículo pode ser concebido? Quais fundamentos devem nortear um currículo escolar? Em que medida as concepções dos professores sobre currículo escolar influenciam em sua prática pedagógica?”
Dace continua: “Esta obra é um convite à desconstrução de concepções acerca do currículo e suas implicações na prática pedagógica dos professores. Um convite a refletir sobre como acontece a apropriação do conhecimento, de forma a ser cada vez mais favorável ao desenvolvimento do sujeito que aprende e à articulação entre ensino e aprendizagem.”
O prefácio da obra ficou a cargo de Glauciane da Conceição dos Santos Faria, mestre e doutora em Linguística Teórica e Descritiva e professora de Língua Portuguesa na Ensa, que diz entre outras coisas:
“Ao desenvolver uma abordagem qualitativa, a educadora/pesquisadora apoiou-se em observações, entrevistas, questionários, tendo como sujeitos de pesquisa professores e alunos do Ensino Fundamental I de uma escola da Rede Salesiana Brasil de Escolas, e pôde constatar que as concepções sobre o currículo nem sempre vão ao encontro do que ele realmente é ou deveria ser. Esta obra é uma colaboração com as reflexões e as discussões acerca da prática pedagógica, principal temática aqui desenvolvida.”
Já na introdução, a autora Dace explica como tudo começou: “Esta obra é fruto de uma pesquisa de mestrado em Educação realizada na Universidade Politécnica Salesiana, a qual teve como objeto a análise da concepção dos professores sobre currículo e as concepções que fundamentam o currículo da Rede Salesiana Brasil de Escolas/RSBE com foco no confronto crítico ente elas. Foi também objeto da pesquisa a análise das concepções de currículo que movem o fazer do professor e a apresentação de uma estrutura curricular também inovadora, coerente com as atuais demandas sociais.”
Com show de Theba (voz e violão), a agenda teve ainda mostra de artes plásticas assinadas por Rosângela Rosa.