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Celebração de Corpus Christi nas Paróquias de Ponte Nova

Durante o feriado religioso desta quinta-feira (19/6), católicos de Ponte Nova celebraram o Corpus Christi com missas, procissões e a tradicional ornamentação de janelas...
InícioCIDADECesta Básica em Ponte Nova aumentou 3,98% em novembro

Cesta Básica em Ponte Nova aumentou 3,98% em novembro

Em novembro, o custo da cesta básica em Ponte Nova apresentou pequena variação. O valor passou para R$ 467,41 no mercado local, o que representa redução de 3,98% em relação ao mês anterior. O cálculo está no Índice de Preços ao Consumidor/IPC calculado pelo Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, em parceria com a Associação Comercial e Industrial, Sala Mineira do Empreendedor da Prefeitura, TV Educar  e outros parceiros.

Os destaques de novembro foram os aumentos nos preços médios de: tomate (3,57%), óleo de soja (1,69%), café em pó (1,51%), farinha de trigo (0,68%) e açúcar (0,29%).

Em contrapartida, ocorreram quedas nos preços médios de: banana prata (-19,83%), arroz (- 15,01%), feijão carioca (-7,89%), leite pasteurizado (- 6,73%), batata inglesa (- 3,77%), pão francês (-3,69%), acém (-2,95%) e margarina (-1,96%).

Pelos cálculos, um trabalhador que recebeu um salário mínimo (R$ 1.100,00) precisou trabalhar aproximadamente 93 horas no mês para adquirir a cesta básica, o que correspondeu a 42,49% do valor do mesmo. A renda que sobrou para satisfazer as demais despesas, como moradia, saúde e higiene, foi de R$ 632,60.

Saiba mais sobre o projeto

O objetivo do IPC é formar parcerias com outras instituições, promovendo networking e geração de informações relevantes para o desenvolvimento do município e da região. O Curso de Ciências Contábeis acompanha desde 2017 a evolução de indicadores econômicos no município de Ponte Nova.

A pesquisa é realizada a partir dos preços coletados nos supermercados de Ponte Nova e, ao longo dos anos, foi-se tornando um importante indicador do custo de vida dos pontenovenses, além de servir de parâmetro para consumidores e empresas quanto ao comportamento do consumo.

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