"Por conta de falta de energia, a captação de água parou e isso impacta drasticamente o abastecimento da cidade, uma vez que a Estação de Tratamento não recebe água e seus reservatórios continuam esvaziando-se. É imprescindível que todos economizem para evitar maiores transtornos."
O texto acima, divulgado às 8h40 desta sexta-feira (20/9), é da Direção do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento/Dmaes com este acréscimo: "Por enquanto, ainda não temos previsão de retorno, mas a CEMIG já foi comunicada e acreditamos que em breve se normalize."
Noutro informe, já às 10h15, surgiu informe, via Instagram da Autarquia, relatando que "a energia foi retomada". Ainda assim, perante esta FOLHA, o diretor Anderson Sodré disse que a orientação era para que os consumidores seguissem economizando água, porque, no hiato de duas horas, houve redução do estoque na Estação de Tratamento de Água.
A pedido desta FOLHA, a Cemig Regional Mantiqueira informou o seguinte em nota das 13h16:
"Ao ser acionada pelo Dmaes nesta manhã, nosso pessoal técnico esteve no local e constatou que a falta de energia pontual havia sido causada por uma inconsistência na rede do cliente. A Companhia restabeleceu o sistema próprio – que foi danificado com a ocorrência – e indicou o reparo a ser feito na rede do Dmaes pelo próprio cliente."
Piques de energia
Por outro lado, nossa cidade teve, ao longo da semana (e desde segunda-feira, 16/9), alguns piques de energia. Consumidores reclamaram – perante esta FOLHA – de supostos danos em equipamentos domésticos.
Sobre a instabilidade da rede elétrica, a Cemig explicou em nota o seguinte:
"Foram identificadas ocorrências externas registradas no sistema, como toque de galho de árvores, que geraram a inconstância no fornecimento de energia. Além disso, em alguns bairros, foram executadas manutenções na rede e obras de melhorias, que podem ocasionar alternância de cargas."
Sobre a reclamação dos consumidores acerca de possíveis danos de equipamentos em razão de ocorrências na rede elétrica, a Cemig esclarece que eles podem entrar em contato com os canais de atendimento digitais ou presenciais, como o Cemig Atende Web, número 116 ou alguma agência/posto mais próximo do cliente, e solicitar informações sobre o procedimento para análise do caso e pedido de ressarcimento.