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Reinauguração simbólica da Linha Mineira com chegada das primeiras locomotivas

Algumas dezenas de convidados estiveram em 20/11 em Cajuri, local da reinauguração simbólica da Linha Mineira, com a chegada das primeiras locomotivas do projeto Trem das Serras de Minas.

O Sesc-MG doou as máquinas, em parceria com a Superintendência de Ferrovias da Secretaria/MG de Infraestrutura e a Comissão Parlamentar da ALMG Pró-Ferrovias Mineiras. O presidente desta Comissão, deputado João Leite/PSDB, compareceu ao lado de  autoridades regionais e estaduais.

Representando Ponte Nova, compareceram dirigentes e convidados do Núcleo de Preservação Ferroviária/Ferropon: Emerson Parreira/presidente, José Maurício Pereira, Dimas José, Camilo Amâncio, Alfredo Padovani, José Fernandes e José Adalberto de Resende (este representando as entidades municipalistas Amapi e Cimvalpi).

Entre os organizadores, estão dirigentes de Prefeituras e do Circuito Turístico Serras de Minas. A escolha de Cajuri tem razão de ser: ali houve a reforma de cerca de 1,5km de linhas.

Os envolvidos no projeto Trem das Serras de Minas citam proposta de recuperação de milhares de quilômetros de linhas abandonadas e destruídas, entre outros locais nestas cidades: Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Dom Silvério, Rio Doce, Viçosa, Ubá, Astolfo Dutra, Dona Euzébia e Cataguases.

Padovani informou que enviou, para amigos e autoridades, o Editorial "O Trem de Ferro" publicado na edição impressa de 19/11 desta FOLHA. Ele enviou as fotos desta notícia e publicou em suas redes sociais o seguinte texto:

"Hoje, 20/11, vimos e sentimos a força de sonhar e colocar em prática um projeto em que a princípio pouca gente acreditava. Voltar com as linhas férreas no Norte da Zona da Mata e recolocar sobre trilhos as locomotivas e vagões para transportarem cargas e passageiros pareciam uma tarefa impossível. Pessoas sonhadoras, mas antes de tudo aguerridas, dedicadas, corajosas e mais um montão de predicados estão fazendo isso acontecer.

Houve momentos dessa luta em que até mesmo os mais crédulos achavam que o projeto não sairia do papel. Homens públicos que arregaçaram as mangas com esses sonhadores honrando o voto e a confiança neles depositados. É o caso do deputado estadual João Leite/PSDB, presidente da Comissão Pró-Ferrovias da Assembleia Legislativa Mineira. Prefeitos corajosos e dedicados também estão fazendo a diferença.

Gestores municipais comprometidos com o projeto não podem fazer muito por conta da falta de recursos financeiros, mas estão fazendo o que é possível. Cedendo áreas para construção de Escola Ferroviária (a ser implantada em Viçosa), reparando pequenos trechos urbanos de ferrovia, promovendo pequenas reformas em prédios públicos para abrigar ações dos projetos, capacitando servidores para atuarem no turismo e tantas outras iniciativas que irão fazer a diferença num futuro próximo. Temos de lembrar que muitos prefeitos não irão colher os frutos desses investimentos, pois já terão terminado seus mandatos.

Infelizmente nem todos os gestores e seus auxiliares têm essa determinação de fazer acontecer quando muita gente não acredita nos projetos. O trem partiu da estação esperança: quem não embarcar se perderá na história do tempo.

Por falar em história, como anda a implantação do Museu Ferroviário de Ponte Nova?"

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