Como ocorre em cada pleito eleitoral nos últimos 35 anos, esta FOLHA posiciona-se em favor da democracia e pretende editar informações que contribuam para a formação de opinião dos eleitores. Uma das iniciativas é a oferta de espaço, em edições subsequentes, envolvendo temas relevantes para a comunidade.
Segue o debate sobre a necessidade da segunda alça do Anel Rodoviário ligando a MG-329 à MGC-120. A demora deixa ainda mais longe a terceira alça, da MGC-120 à MG-262. Na foto, trecho da primeira alça, entre a MG-263 e a MG-329. Perguntamos aos quatro prefeitáveis:
– Qual será a sua providência para viabilizar esta ambiciosa conquista?
ANDRÉ LUIZ/PMB
A construção da segunda alça do Anel Rodoviário visa solucionar diversos problemas relacionados ao trânsito: diminuirá acidentes, facilitará o acesso a áreas industriais e comerciais, incentivando a instalação de novas empresas. Tende ainda a valorizar os imóveis localizados próximos da nova alça. Atração de novos investimentos – A nova infraestrutura poderá atrair novos investimentos para a cidade, gerando empregos e renda. É necessário um projeto detalhado da obra, incluindo estudos de viabilidade técnica e ambiental.
Licitação – Realização de um processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela execução da obra. Execução da obra – Construção da nova via, incluindo terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização.
Quais os desafios para a execução da obra? É fundamental adotar um conjunto de medidas abrangendo os aspectos técnicos, financeiros, sociais e ambientais. Buscar recursos junto aos Governos Estadual e Federal, além de explorar a possibilidade de parcerias privadas.
Financiamento – Contratar empréstimos com instituições financeiras, como o BNDES. Devem-se oferecer incentivos fiscais para empresas aqui se instalarem, havendo integração com o Plano Diretor. Se os citados Governos não ajudarem, poderia fazer-se pedágio em parceria público-privada.
GUTO MALTA/PT
Em abril de 2024, em visita ao município, o diretor-geral do DER/MG, sr. Rodrigo Tavares, anunciou a execução do projeto da alça do Anel Rodoviário que vai ligar a MG-329 (Alto do Rezende) à BR-120 (bairro Cidade Nova).
De acordo com as informações, a empresa Contécnica Consultoria e Planejamento deverá concluir até dezembro deste ano o projeto arquitetônico e o orçamento da obra.
Estamos cientes da importância da construção da 2ª alça, bem como da 3ª alça do Anel Rodoviário. Este projeto é um compromisso prioritário de nosso governo, porque ele é a solução de diversos problemas que a cidade enfrenta, como infraestrutura, zeladoria pública e mobilidade urbana.
Além disso, contribuirá para melhorar a malha rodoviária permitindo escoar com mais facilidade os produtos que circulam na região, sem adentrar no perímetro urbano e um eixo de desenvolvimento da cidade de acordo com seu traçado.
Vamos trabalhar, logo nos primeiros dias de governo, alinhados com o Governo Estadual e juntamente com as lideranças locais, bem como o Governo Federal, através do presidente Lula e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que este projeto saia do papel e das promessas não cumpridas, de sonhos adiados, e que aconteça de fato.
MILTON IRIAS/Avante
A segunda alça do Anel Rodoviário é uma solicitação antiga. Recentemente, tivemos um movimento maior em torno do tema. O Governo atual conseguiu que o Estado, através de uma licitação, pudesse realizar o projeto.
No meu plano de governo, isto será também uma prioridade. Promoverei ações junto aos Governos Estadual e Federal e junto aos deputados ligados com Ponte Nova e região. Verificarei como está a repactuação dos recursos do desastre da Samarco/Mariana para, quem sabe, o Estado destinar – a esta alça – a parte do que caberá a ele, que beneficiará toda a região, além de empreender recursos de contrapartida municipal.
Esta alça vai desafogar o trânsito dentro do município, evitando desgaste viário, além de trazer maior desenvolvimento para a área industrial que se formou na saída PN/Rio Casca.
Sabemos que Ponte Nova já é polo microrregional e que vários municípios se utilizam dos serviços de saúde, educação, comércio, bancos etc. Vamos fortalecer esses serviços para que cada pessoa seja bem acolhida.
A construção da alça não impedirá o fortalecimento do comércio local. Será mais um aliado para a instalação de mais empresas e geração de mais emprego e renda, conciliando propostas de fortalecimento e desenvolvimento econômico local.
VALÉRIA ALVARENGA/PP
A nova alça do nosso Anel Rodoviário é uma obra sonhada, há anos, para equacionar a acessibilidade de nossa cidade. Muitos políticos passaram e não conseguiram efetivar a proposta.
Ponte Nova precisa acabar com o tráfego de caminhões pesados em seu centro urbano. Nossas ruas e avenidas não aguentam mais estes veículos com excesso de peso. O trânsito não comporta mais este grande volume de veículos.
Em função do alto custo do projeto, é preciso envolvimento do Governo Federal e do Governo Estadual para conseguirmos mais esta melhoria.
Se for eleita, não pouparei esforços na busca de concretização dessa obra. Serei insistente. Irei em busca de emendas parlamentares e de todos os políticos que passaram por aqui. Afinal, esta é uma luta de todos.
Sei que o Estado já efetuou a licitação do projeto da obra e a empresa ganhadora já esteve no local para conhecer o trajeto, mas são necessárias mais providências e de forma urgente.
Devemos ser insistentes na captação de recursos e fazer entender, perante o Estado e a União, que essa importante proposta já esperou muito e que agora precisa sair do papel e se tornar realidade.