O Procon/MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais/MPMG, completou nesta semana dois meses do programa "Procon/MG em Ação nos Bancos" com dados relevantes. Fiscalizaram-se 151 agências bancárias, em 44 cidades de Minas, e 133 delas sofreram autuações.
Em 88% das instituições fiscalizadas, havia falhas no relacionamento com o consumidor, como destaca relato do MPMG, contabilizando 585 autuações com estas principais causas:
– Falta de cadeira de rodas ou placa que indique o serviço; falta de placa informando a disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor; não entrega de senha de atendimento; e falta de cabines individuais e de atendimento prioritário para idosos.
Na sequência, as maiores falhas apresentadas foram: falta de divisórias onde circula dinheiro e de tabela de serviços essenciais e de cartão de crédito; desrespeito ao tempo de atendimento; e falta de tabela de serviços prioritários, de acordo com levantamento feito pelos fiscais que atuam no programa.
As autuações devem ser convertidas em Procedimentos Administrativos pelos promotores das Comarcas atendidas. Entre as cidades com agências fiscalizadas, destacamos estas de nossa região: Alvinópolis, Jequeri e Rio Casca.
Leia aqui sobre a autuação divulgada nesta FOLHA em 26/7.