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Estudantes do IFMG editam o documento ‘Nossos Direitos em Músicas’

 
A juventude nos surpreende a cada esquina da vida, graças ao bom Deus! Em um cenário nacional onde a cultura vem sendo desprezada diariamente, ler o e-book “Nossos Direitos em Músicas” é um bálsamo que nos faz ter esperança de dias melhores.
 
Este trabalho é uma produção dos alunos do IFMG/Campus Ponte Nova. Nesta FOLHA, a coluna Arte & Cultura, de Ademar Figueiredo, trouxe o prefácio da obra: 
 
“Exercitando a imaginação pedagógica, especialmente no contexto imposto pela pandemia do novo Coronavírus, que impactou com a suspensão das atividades presenciais em todas as escolas do país, emergiu a ideia de ensinar Direito a partir de músicas, resultando neste e-book.
 
Como componente curricular do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, a disciplina Noções de Direito é ministrada no 1º ano e, por sua natureza teórica, a princípio pode ser vista como engessada pelo estudo frio de doutrinas e leis.
 
Por isso, buscamos aproximar os conteúdos da vida dos estudantes. Então, foi lançado o desafio para que relacionassem alguns ramos do Direito a músicas de diferentes gêneros e artistas.
 
As escolhas e análises foram de acordo com os interesses dos grupos de estudantes, contando com a orientação da professora responsável, Cássia Pires Fernandes. Ao se deparar com o conjunto de análises, a docente percebeu a importância de socializar o material como estratégia para dar visibilidade ao exercício intelectual dos estudantes e inspirar outras escolas a aproximar adolescentes e jovens dos seus direitos, utilizando para isso um caminho mais atrativo: a música!
 
Não é de hoje que a arte veicula as insatisfações políticas de maneira a instigar o pensamento de seus espectadores e ouvintes. A música é a engrenagem mais importante, pois – pela construção harmônica ligada a letras potentes – deixa evidente a consternação social perante a violação ou negação de direitos.
 
Neste presente trabalho, o foco musical traz clássicos do cancioneiro brasileiro das décadas de 1970 e 1980, período de uma ditadura cívico-militar no país, pulando direto para as músicas produzidas a partir da década de 2010, onde nesse período manifestações e atitudes retrógradas voltaram à tona com intensidade, se fazendo urgentes a produção e a análise de músicas que rebatam os ocorridos caóticos da contemporaneidade.
 
Para fazer a revisão jurídica dos textos, convidamos a advogada, professora e mestre Luciana Maroca de Avelar Viana, que possui vasta experiência e reconhecimento por sua atuação em diferentes áreas do Direito, além de uma entusiasta da proposta de formação do IFMG.
 
A ilustração da capa é de autoria da talentosa Maria Helena Ribeiro, estudante do 3º ano do Campus, apaixonada pela arte gráfica. Já para colaborar com a organização da obra na revisão artística e na diagramação, o convidado foi o jovem Jáder Loures de Brito, músico, poeta, graduando em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP e ex-aluno do Curso Técnico Integrado em Administração do IFMG Campus Ponte Nova.
 
Que a ‘trilha sonora’ aqui reunida possa aproximar os ‘sujeitos’ dos seus direitos, provocando reflexões e inspirando comportamentos socialmente justos e solidários! As análises ficaram interessantíssimas e nos trazem um entendimento muito maior a cada composição.
 
Diz Jáder: Quando estudante do IFMG Campus Ponte Nova, participei de um projeto de pesquisa com a professora Cássia Pires e desde então mantivemos o contato e fizemos outras parcerias acadêmicas e eventuais.
 
No segundo semestre de 2020, ela me convidou para montar um e-book com o material recolhido após uma atividade proposta em sua matéria ‘Nossos Direitos em Músicas’. Muito feliz com o convite, organizei e montei o e-book, que conta com um olhar crítico dos alunos mediante os nossos direitos civis atrelados às canções, resultando em um belo trabalho."
 
O e-book está disponível para download no site www.ifmg.edu.br/pontenova. Garanto que você se surpreenderá com este trabalho.
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