A Prefeitura de Ponte Nova emitiu, na manhã desta terça-feira (11/5), nota oficial alertando a respeito do “golpe do empréstimo consignado”, situação que vem-se repetindo periodicamente em Ponte Nova, de acordo com informe do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor/Procon local.
O golpe consiste em conceder tal empréstimo para aposentados ou pensionistas sem a devida solicitação prévia e já vem sendo registrado em todo o Brasil há algum tempo, como informa o Procon Municipal ao relatar "crescente e assustador aumento" nos relatos de consumidores que foram vítimas desse golpe durante a pandemia da Covid-19.
Segundo tal informe, o consumidor só percebe que foi vítima do golpe quando verifica o recebimento de valores em sua conta bancária ou quando começa a ter descontadas parcelas do empréstimo fraudulento:
“Muitas vítimas desse golpe não sabem que podem cancelar tais empréstimos e acabam pagando juros pelo financiamento não solicitado”. Diante do aumento das reclamações do golpe do empréstimo consignado, que tem feito vítimas principalmente entre aposentados e pensionistas do INSS, o Procon de Ponte Nova faz este alerta: “Nunca compartilhe seus dados pessoais com estranhos, seja pessoalmente, por aplicativos de mensagens, por e-mail ou qualquer meio ou aplicativo na internet. Esse cuidado é o primeiro passo para evitar a ação de fraudadores. Outra dica simples e que pode evitar futura dor de cabeça é monitorar o dinheiro. Confira sempre o seu extrato bancário. Se algum valor desconhecido entrar na sua conta, procure imediatamente o seu gerente ou agência bancária para se informar.”
Em casos de empréstimos irregulares:
1º – Reúna documentos que comprovem que realmente houve um empréstimo irregular. O Procon de Ponte Nova necessita dos seguintes documentos:
– EXTRATO BANCÁRIO do mês em que foi depositado o valor referente ao empréstimo fraudulento.
– HISTÓRICO DE CONSIGNADOS que deve ser retirado junto ao INSS através do acesso ao site/aplicativo meu.inss.gov.br
2º – Registre um BOLETIM DE OCORRÊNCIA junto à Polícia Militar ou Polícia Civil.
O consumidor deve registrar a reclamação junto ao Procon Municipal, apresentando os documentos mencionados acima.
O Procon Municipal realiza os atendimentos na rua Cantídio Drumond, 66 – Centro Histórico – Ponte Nova/MG. Para evitar aglomerações no setor, todo atendimento deverá ser agendado previamente. Basta entrar em contato, de segunda a sexta, das 12h às 18h, através dos telefones listados abaixo e agendar seu horário de atendimento:
– (31) 3817-6015, 3817-4035 e 3817-2979.