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Prefeitáveis avaliam o transporte coletivo de Ponte Nova

Como ocorre em cada pleito eleitoral nos últimos 35 anos, esta FOLHA posiciona-se em favor da democracia e pretende editar informações que contribuam para a formação de opinião dos eleitores. Uma das iniciativas é a oferta de espaço, em edições subsequentes, a partir desta edição, envolvendo temas relevantes para a comunidade.
 
 Nossa primeira coleta de informações diz respeito ao transporte coletivo, que é alvo de constantes críticas e com alto investimento municipal no subsídio das passagens. Hoje, sob concessão da São Jorge AutoBus.
 
Sabendo que há expectativa de edital licitatório de nova concessão, perguntamos aos candidatos em Ponte Nova:
– Caso eleito, quais medidas pretende tomar para melhorar o transporte coletivo?
 
ANDRÉ LUIZ/PMB
 
Transporte público: o termômetro para melhorar isto é investimento. O Poder Público não tem investido o suficiente na melhoria do transporte coletivo, apesar da necessidade evidente. 
 
Nova licitação: a abertura de uma nova licitação é uma oportunidade para mudar a situação, mas a participação de novas empresas é incerta. Custos elevados: a manutenção de um sistema de transporte é cara, e a proposição de um transporte gratuito, embora atraente, pode ser economicamente inviável.
 
Proposta do VLT: a implementação de um Veículo Leve sobre Trilhos/VLT é vista como uma solução inovadora e eficiente para a cidade.
 
Segurança no transporte: a necessidade de garantir a segurança dos passageiros, tanto em transportes convencionais quanto em aplicativos, é enfatizada.
 
Análise e Propostas – Diversificação do Transporte Coletivo:
– Concorrência: é fundamental garantir que a nova licitação seja transparente e atrativa para novas empresas, incentivando-se a concorrência e a melhoria dos serviços.
 
– Modalidades: além do transporte por ônibus, explorar outras modalidades, como o VLT e bicicletas compartilhadas, o que pode oferecer mais opções aos usuários e reduzir a dependência de um único modal.
 
A transformação do transporte público de Ponte Nova é um desafio complexo, mas com grande potencial para melhorar a qualidade de vida da população. 
 
Ponte Nova tem futuro, se você quiser mudar. Agora é pai e filho 35 André Luiz e Michael Lorranny!
 
 GUTO MALTA/PT
 
O transporte público em nosso município tem-se deteriorado nos últimos anos. Os usuários se queixam do grande tempo de espera nos pontos de ônibus, veículos lotados, sujos e em condições precárias. É um tratamento desrespeitoso para com os usuários.
 
Os problemas vêm-se agravando porque o Poder Executivo não agilizou a licitação da concessão dos serviços, cujo contrato venceu em abril de 2021 e vem sendo prorrogado. 
 
Apesar dos problemas apontados, a precariedade do serviço não se justifica, porque o Município vem subsidiando o custo da tarifa (uma ideia inovadora implantada na minha gestão enquanto prefeito), exatamente para manter o equilíbrio contratual.
 
Transporte público eficiente, acessível e confiável é prioridade em nosso governo. 
 
Nossa proposta é manter uma tarifa justa e acessível, levando em consideração o poder aquisitivo da população e mais:
 
– Cobrar pontualidade no cumprimento dos horários.
– Transparência nas informações sobre horários e itinerários.
– Veículos confortáveis e seguros.
– Garantir cobertura e acessibilidade em todas as áreas urbanas e rurais. 
– Estudar a possibilidade de integração entre diferentes modalidades de transporte, facilitando a mobilidade e incentivando o uso de transportes sustentáveis que possam contribuir para a preservação do meio ambiente.
 
 MILTON IRIAS/Avante
 
O transporte coletivo é um problema hoje de ordem nacional. A meu ver, deveria ter recursos da União para ajudar a subsidiar os Municípios. Pela lei, o Poder Público precisa garantir que o transporte público aconteça e com qualidade. 
 
Uma empresa que venha a prestar o serviço não o fará se não obtiver lucro e, por outro lado, o custo não pode ser exorbitante para o cidadão.  Então, entra o maior desafio: equilibrar economicamente esta conta, onde o cidadão possa usufruir de um serviço de qualidade e com custo suportável, e o Município, através de receitas próprias e/ou vinculadas caso haja, possa subsidiar este contrato. 
 
Como medidas práticas, precisamos tornar o processo mais transparente, com fiscalização e cumprimento de contrato de forma efetiva: pela Prefeitura nas suas obrigações e pela empresa vencedora da concessão.
 
Manter a Comissão Tarifária atuante, com reuniões mensais e transparência para a população. Reavaliação anual de rotas, horários e custos, considerando as mudanças que vão acontecendo quando se trata de crescimento da área urbana e rural. 
 
Uma outra questão também, que está presente em nosso plano de governo, é a manutenção periódica das vias públicas, com o Plano de Recuperação Viária, o que ajuda no custo do serviço, pois evita transtornos, desvios e custos de manutenções devido a problemas nas vias.
 
 VALÉRIA ALVARENGA/PP
 
Como é do conhecimento de todos os pontenovenses, a concessão do nosso transporte coletivo tem sido alvo de questionamentos e reclamações por parte da população. Desde 2021, o processo licitatório expirou.
 
Hoje, a Administração de Ponte Nova repassa subsídio no valor de mais ou menos R$ 500.000,00 mensais para garantir a passagem e o fornecimento do transporte a todos os cidadãos. Sabemos que esse subsídio não é a solução, mas garante a sustentabilidade momentânea do serviço. 
 
Entendo que esse subsídio deva ser transitório, sendo o certo viabilizar o novo processo licitatório, ampliando o atendimento de qualidade para todos.
 
A licitação é necessária e precisa sair do papel, porém com o cuidado de agregar novas tecnologias para controle de operação de manutenção, maximizando a oferta de itinerários.
 
Deve-se, de fato, ampliar linhas de transporte para novos bairros que surgiram no decorrer do tempo, sem onerar o custo das passagens e, assim, garantir transporte de qualidade, eficiente e com custo acessível a todos os usuários.
 
 
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