O Sistema ACIP/CDL informou, nesta semana, que o horário de funcionamento das lojas na próxima sexta-feira (11/10), na véspera do Dia das Crianças (12/10), será das 8h às 18h, conforme estipula decreto municipal. O alerta é relevante porque o Dia das Crianças coincide com o feriado nacional de sábado – Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Em nossa edição impressa desta sexta-feira (4/12), trazemos três anúncios: na página 7, Armazém Presenteria (rua Cantídio Drumond, 44/Loja 1) anuncia “os melhores preços e a maior variedade de brinquedos para levar diversão e alegria à sua casa”, na forma de patins, patinetes, slimes, boneca Little Mommy, boneca Polly Pocket e outros itens.
Já na página 9, Mithany Joias (av. Dr. Otávio Soares, 105/Lojas 8 e 10 – Calçadão Shopping/Palmeiras) divulga “as joias que irão conectar pais e filhos para a vida inteira”.
Por fim, na página 16, a Mundial Center Mega Store (av. Dr. José Mariano, 105 – Palmeiras) sugere presentes com itens da moda Ogochi Kids.
Vendas em alta
De acordo com pesquisa da Fecomércio/MG, mais consumidores deverão presentear neste período (43,4% contra 42,7% em 2018). Os presentes, entretanto, não deverão ultrapassar R$ 100,00 para 50,3% dos consumidores. A pesquisa foi feita em Belo Horizonte, onde, mantendo o padrão cultural brasileiro, a maioria de seus consumidores deixará as compras para a semana do Dia das Crianças.
Segundo o economista-chefe da entidade, Guilherme Almeida, a busca por presentes mais baratos ocorre devido a fatores limitantes das despesas, tais como os preços altos dos produtos e a crise econômica. O pagamento à vista em dinheiro é a modalidade apontada como preferida por quem mora na Capital mineira.
Em Minas Gerais, o período gera impacto positivo para 47,5% das empresas do comércio varejista, segundo os empresários. Quase 60% acreditam que as vendas na data serão melhores que as do ano passado. “O empresário do comércio está mais confiante na economia, que tem-se recuperado de forma gradual. A liberação de recursos extras, como o FGTS, não só ajuda a reforçar esta sensação, como tende a incentivar o consumidor a investir mais em presentes nesta data”, analisa Guilherme.
Movidos por este otimismo, os empresários mineiros já investiram ou devem investir para melhorar as vendas no Dia das Crianças. Ao todo, 42,6% responderam que vão impulsionar ações de propaganda/campanhas e 28,4% irão apostar em promoções/liquidações.