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InícioCULTURARecursos para cultura e esporte em 36 municípios

Recursos para cultura e esporte em 36 municípios

Com o propósito de fomentar ações que possibilitam promover, por meio da cultura, turismo, esporte e lazer, a melhoria da qualidade de vida da população das áreas atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, a Fundação Renova lançou nesse 25/9 o Edital Doce MG 2019.

A iniciativa pretende selecionar e apoiar, com recursos financeiros da Fundação Renova, projetos inéditos ou novas edições de propostas já existentes de pessoas físicas, microempreendedores, coletivos e grupos informais, organizações sem fins lucrativos e empresas atuantes em 36 municípios:

Aimorés, Alpercata, Barra Longa, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Conselheiro Pena, Córrego Novo, Dionísio, Fernandes Tourinho, Galileia, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itueta, Mariana, Marliéria, Naque, Periquito, Pingo d’Água, Ponte Nova, Raul Soares, Resplendor, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga.

O edital prevê a destinação de montante máximo de R$ 9 milhões. As inscrições gratuitas terminam em 8/11. A seleção será realizada por Comissão Avaliadora composta por profissionais de notório saber. O início da divulgação dos projetos escolhidos está previsto para 13/3/2020.

Para o eixo "Turismo", apenas os municípios a seguir podem apresentar propostas no Edital Doce MG: Aimorés, Barra Longa, Belo Oriente, Caratinga, Conselheiro Pena, Córrego Novo, Dionísio, Governador Valadares, Ipaba, Ipatinga, Mariana, Marliéria, Ponte Nova, Raul Soares, Resplendor, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santana do Paraíso, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga.

Estes municípios foram definidos de acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro, instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo.

Detalhes da seleção e do financiamento

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira fase é classificatória, em que todas as inscrições serão analisadas pelos integrantes da Comissão Avaliadora, por meio de análise técnica. A fase final, eliminatória, verificará a conformidade e compatibilidade da instituição participante, a respectiva proposta inscrita e os documentos exigidos.

 

Eixo da Cultura

O edital busca projetos que atuem em:

– Ações de preservação do patrimônio material e imaterial local, realização de atividades de capacitação na área cultural (congressos, seminários, cursos, oficinas, workshops etc.), espetáculos, eventos culturais e apoio a manifestações culturais; projetos que incentivem o hábito da leitura, a produção literária local a e criação ou fortalecimento de bibliotecas itinerantes e centros de leitura; ações de criação, apoio, reconhecimento, incentivo e fomento voltados aos pontos de cultura já existentes (referenciados pela Lei Cultura Viva – Lei nº 13.018/2014), com vistas à valorização da identidade local e promoção do protagonismo comunitário; e apoio a projetos de circulação, intercâmbio e difusão artístico-cultural na região atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão.

Eixo do Esporte e Lazer

Serão selecionados projetos de:

– Iniciação de crianças e adolescentes por meio de atividades desportivas direcionadas e de prática desportiva como atividade extracurricular; promoção da prática voluntária de qualquer modalidade esportiva, de recreação ou lazer, visando à ocupação do tempo livre e à melhoria da qualidade de vida do cidadão; eventos e torneios esportivos; e formação/treinamento de recursos humanos para o desporto e que visem incentivar a prática esportiva por pessoas idosas e com deficiência.

Eixo do Turismo

As propostas devem se enquadrar numa das seguintes linhas de atuação:

– Projetos relacionados a pequenos negócios coletivos que contribuam para a melhoria dos serviços relacionados à cadeia do turismo local ou regional e incremento de renda; ações de fortalecimento de informações turísticas, promoção e divulgação do município ou da região ao qual o município se integra como destino; formatação e estruturação de produtos e roteiros turísticos; projetos de apoio à gestão do turismo (estruturação e fortalecimento de gestão do turismo regional ou local e planejamento turístico, de marketing e posicionamento de mercado); ações de sensibilização, capacitação e qualificação da cadeia produtiva do turismo e segmentos sociais afins; tecnologias e inovações que beneficiem a cadeia do turismo local ou regional; realização de estudos, pesquisas, seminários e congressos voltados para demanda, oferta e estudos de viabilidade de empreendimentos turísticos e negócios locais; projetos executivos de acessibilidade, reforma de atrativos turísticos e outros; projetos executivos e implementação de sinalização em atrativos turísticos; projetos de produção associada ao turismo (artesanato, gastronomia e inserção de comunidades tradicionais na produção turística, dentre outros); e realização de iniciativas que possam fomentar ou contribuir para a retomada do fluxo turístico.

 

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