Graziela Silva Castro
Sócia Proprietária do Brasão Seguros
O termo qualidade de vida continua na ordem do dia e representa um desafio para muitas pessoas. Utilizado para se referir às condições da vida de um indivíduo, engloba a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além do equilíbrio entre o lado pessoal e profissional.
Não é novidade o fato de que as mulheres vêm-se destacando cada vez mais em suas áreas, assumindo posições de liderança nas empresas, bem como no âmbito familiar. As mulheres modernas são multitarefadas, têm a vida corrida e estão preparadas para enfrentar os desafios do cotidiano. E estão à frente dos homens quando o assunto é saúde e qualidade de vida.
Na semana em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, vale a pena refletirmos sobre a realidade em que estão inseridas as mulheres de nosso tempo. As responsabilidades são inúmeras: profissão, casa, filhos, família, casamento… E a saúde como fica? Apesar da rotina conturbada e cheia de compromissos, pesquisas científicas mostram que ainda assim as mulheres cuidam mais da saúde do que os homens.
Manter a saúde física e mental em dia, apesar de parecer uma tarefa difícil, começa com a adoção de hábitos simples, que incluem alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, além do monitoramento constante através de acompanhamento médico.
E, como empreendedora no ramo de seguros, posso afirmar que a prevenção é a chave para o sucesso. E o que temos visto é uma maior oferta de serviços específicos para as mulheres, já que nos últimos anos as seguradoras e corretoras têm registrado um aumento na procura por esses serviços por parte do público feminino.
Hoje, por exemplo, temos um tipo de Seguro de Vida próprio para mulheres, assim como vários outros serviços exclusivos para o gênero. No segmento de seguro para
veículos, as mulheres levam vantagem por serem consideradas mais responsáveis quando o assunto é “saúde no trânsito”. Sim. O Seguro Auto é mais barato para elas por conta de dados estatísticos que comprovam o menor índice de infrações.
O empoderamento feminino e a independência financeira cada vez mais evidentes são fatores que contribuem para que o mercado esteja cada vez mais atento às exigências desse público. E, como consumidora, a mulher quer ser ouvida pelas empresas. E quer que estas registrem suas insatisfações e façam produtos e serviços que atendam às suas necessidades atuais e urgentes.
As mulheres são a maioria da população. E – diferente de tempos passados – hoje elas têm poder de compra, têm poder de decisão, têm voz ativa e presença marcante em todos os segmentos da sociedade.
Parabéns para todas as mulheres!