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Educação publica caderno sobre estratégias de incentivo à leitura

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) distribuiu, para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) – inclusive para a de Ponte Nova -, neste mês, o caderno “Estratégias de Incentivo à Leitura”, elaborado por sua Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, contando com a contribuição de assessores pedagógicos das SREs.

O caderno traz indicações e estratégias visando fortalecer a formação de estudantes e professores leitores da rede estadual de ensino, em todas as etapas de aprendizagem.

O documento traça diretrizes e aponta propostas de organização e mobilização de agentes e equipamentos públicos no processo de incentivo à leitura. O conteúdo da proposição parte de três princípios.

O primeiro é tratar a biblioteca como ambiente de contribuição para emancipação dos sujeitos, extrapolando suas próprias paredes, tornando-se, assim, centro irradiador de troca de conhecimento, e não apenas espaço composto por acervos.

 O segundo conceito central refere-se ao professor para o Ensino do Uso da Biblioteca (PEUB), que deve atuar efetivamente como mediador de leitura, mesmo não sendo o único responsável pela promoção da leitura, mas tendo como uma de suas principais funções impulsionar e alimentar a relação do aluno com o conhecimento produzido pela cultura. O PEUB/Mediador será promotor da criação de novas formas de relação e interação com a leitura.

Articulado aos dois conceitos anteriores, o terceiro eixo trata do fomento de diferentes estratégias para formação leitora no contexto escolar e fora dele, garantindo assim as condições de acesso aos bens culturais e as estratégias de incentivo à leitura em diferentes espaços, dentre eles a própria escola.

 O propósito é que essas sugestões sirvam como base de reflexão para reelaboração de estratégias que envolvam toda a comunidade escolar e extrapole os muros da escola, mobilizando as comunidades nos territórios das unidades de ensino, incentivando a apropriação de bens culturais e tendo como base o livro e a leitura.

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