A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) promoveu, em17/6, treinamento para que as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Minas Gerais – inclusive a de Ponte Nova – passem a integrar o sistema informatizado de tramitação de manifestações que são registradas no órgão pelos cidadãos mineiros.
Das 47 Regionais, apenas três – em Belo Horizonte e Região Metropolitana – operavam o sistema. Naquela sexta-feira, 37 SREs das 44 que faltavam receber treinamento se conectaram por teleconferência com a equipe da Ouvidoria Geral do Estado, que estava na Cidade Administrativa de Minas Gerais.
A comunicação entre as Superintendências Regionais de Ensino e a Ouvidoria Geral para atender às demandas dos cidadãos era realizada por e-mail. Para a ouvidora educacional da OGE, Guiomar Lara, essa mudança possui dois pontos importantes.
"A primeira é que o cidadão terá resposta mais célere das suas demandas, pois a tramitação da manifestação será mais rápida. O segundo ponto é a segurança dessas informações. Tanto os cidadãos quanto o Estado saem ganhando com esse novo processo", avalia Guiomar.
A Ouvidoria Educacional tem sido a ouvidoria especializada mais demandada de 2016. De janeiro a abril, foram 2.588 manifestações, representando 28,15% do total registrado na OGE. Designações (organização de quadro de professores nas escolas) destacam-se entre essas manifestações. Em 2015, foram 4.562 registros na Ouvidoria Educacional, superior em 1.001 em relação ao ano anterior.