Durante os dias 26/11, quinta, e 27/11, sexta, na sede da Amapi (bairro Pacheco), ocorrerá Curso de Formação para Monitores do Programa Mais Educação/2015. Com 60 vagas, o evento dos Ministérios de Esporte/ME e Educação/MEC tem parceria com a Prefeitura de PN e prioriza a capacitação de técnicos e professores de Educação Física em novidades no esporte e lazer.
O curso, com aulas teóricas e práticas, tem como proposta a vivência esportiva de múltiplas atividades. São elas:
– Esportes de Invasão: basquete, futebol, futsal, handebol e ultimate frisbee.
– Esporte de Marca e de Rede: badminton, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol e atletismo.
– Ginástica, Dança e Atividades Circenses, Lutas, Capoeira (na foto, a apresentação de 21/11, no Colégio Salesiano Dom Helvécio) e Práticas Corporais de Aventura.
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto nº 7.083/10, constitui estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino, contribuindo para ampliar a jornada escolar nas escolas públicas para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos seguintes segmentos:
– Acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; e investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
De acordo com o projeto educativo em curso numa escola, são escolhidas seis atividades, a cada ano, no universo de possibilidades ofertadas. Uma destas atividades obrigatoriamente deve compor o macrocampo "Acompanhamento Pedagógico".
O detalhamento de cada atividade em termos de ementa e de recursos didático-pedagógicos e financeiros previstos é publicado anualmente em manual específico relativo à Educação Integral, que acompanha a resolução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do FNDE.
O caderno "Passo a Passo Mais Educação" detalha de forma objetiva, dentre outras orientações, o público-alvo do programa, os profissionais responsáveis, o papel do professor comunitário/professor coordenador, os macrocampos e as atividades.