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Saúde de Sem Peixe tem balanço quadrimestral

Nessa terça-feira, 27/10, foi realizada, pelo Departamento Municipal de Saúde de Sem Peixe, audiência pública para apresentar o relatório do 2º quadrimestre referente as ações, atendimentos e serviços executados pelo Município na área da Saúde.  

Durante a audiência, a secretária de Saúde local, Márcia Alvim Nardy, informou a aprovação do relatório pelo Conselho Municipal de Saúde, além de ter oferecido novas informações e esclarecimento de dúvidas.

Sidcley Fabiano Moraes, contador da Prefeitura, ressaltou que “a Prefeitura faz investimentos muito acima do mínimo exigido por lei (15%) e até agosto/15 foram investidos 18,66% com recursos próprios. E ainda existem os recursos vinculados, que permitem um saldo positivo”.

A síntese sobre produção (de serviços de baixa, média e alta complexidade), limites, convênios, Programação Pactuada Integrada/PPI e Plano Municipal de Saúde coube ao servidor Wallace Miranda. “Nós fornecemos atendimento de baixa e média complexidade, e os de alta (complexidade) são encaminhados para os parceiros do Município através da PPI”, justificou Wallace, que ainda lembrou a importância de atualizar seu cartão do SUS e portá-lo sempre como documento pessoal.

A enfermeira chefe, Ana Cristina Veiga Passos, disse que a Equipe de Saúde alcançou 100% nas metas exigidas e que desde 2013 “vem superando (as metas) com trabalho dedicado”, elogiando a atuação dos grupos de apoio, os agentes de saúde e os setores de epidemiologia, vigilância sanitária, vacinação, exames preventivos e acompanhamento de gestantes, diabéticos, hipertensos e idosos.

Em nota, a Secretaria salientou a pequena participação de representantes da sociedade civil e lamentou: “É nítido em Sem Peixe o desinteresse da população com a coisa pública. Percebemos isso nas reuniões da Câmara, nas Conferências e noutras convocações públicas. Fica claro que a população não se interessa em exercer seu dever de cidadão e Democracia Participativa, preocupando-se apenas em reclamar quando não é atendido ou está insatisfeita, mas se esquece de se informar sobre a realidade do Município.”

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