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Semed certifica alunos do Programa de Intervenção Pedagógica



A Secretaria Municipal de Educação/Semed promoveu, na noite de 27/11 (quinta-feira), a certificação dos alunos participantes do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). A cerimônia aconteceu no auditório da Escola Nossa Senhora Auxiliadora e contou com a participação de estudantes das EMs Reinaldo Alves Costa, Nossa Senhora do Rosário, Luiz Martins Soares Sobrinho e Senador Miguel Lana. O PIP, cuja equipe é composta por quatro analistas, atua de maneira efetiva no combate à distorção entre idade e ano escolar, servindo como importante instrumento para a consolidação de habilidades e competências.

Responsável pelo Setor Pedagógico do Ensino Fundamental da Semed, Cláucia Santos (Tininha) explicou como o programa teve início, destacando que neste ano 105 alunos foram reclassificados com sucesso. Entende-se por reclassificação o recurso utilizado pelas escolas, garantido pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), para que o aluno possa avançar do ano escolar em que se encontra para o seguinte, mesmo no decorrer do ano letivo, desde que demonstre capacidade. “No início de 2014, realizamos pesquisa e detectamos que 44% dos alunos encontravam-se com defasagem ano/série. Então nos indagamos sobre o que fazer diante desse cenário, e desse questionamento surgiu a ideia da realização do PIP nas séries finais do Ensino Fundamental”, disse.

Tininha elencou as etapas do processo, como detecção da demanda, preparação de equipe, mobilização das famílias, diagnóstico de aprendizagem, elaboração de conteúdos a serem trabalhados, realização de intervenção, avaliação para reclassificação e atualização de conteúdos. “Após todas essas etapas, a defasagem foi reduzida a 37%. Ainda temos muito pela frente, mas demos um grande passo”. Na sequência, foi apresentado vídeo contendo depoimentos de educadores, familiares e alunos sobre os impactos positivos do PIP em suas vidas. A titular da Semed, Vanice Lourenço, comemorou os resultados do programa, que, segundo ela, “foram muito bem-sucedidos em relação ao desenvolvimento humano, o que vai além dos resultados numéricos”, e reafirmou o compromisso da Educação Municipal em dar continuidade às ações em 2015. Ela também apresentou vídeo acerca da história do neurocirurgião norte-americano Benjamin Carson, um dos maiores expoentes mundiais da área. Quando jovem, Ben foi considerado o pior aluno da classe, mas, graças à motivação de sua mãe, que o incentivou a perseverar nos estudos, ele conseguiu superar todo o estigma e, após um ano, foi premiado como o melhor estudante de sua sala. Leia mais em http://pontenova.mxexpress.com.br/semed-certifica-alunos-do-programa-de-intervencao-pedagogica/#sthash.J4BrGFL2.dpuf.

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