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Casa em ordem



Na verdade, muitas pessoas não têm a menor ideia de como a vida melhora quando nos organizamos. Se olharmos no dicionário, encontraremos sinônimos de organizar, entre outras coisas: ordenar, estruturar-se, planejar a realização de algo, administrar o próprio tempo. Então podemos dizer que, se começarmos a organizar nosso espaço, estaremos também melhorando de vida. Organizar sua casa, suas coisas é um primeiro passo para organizar sua vida, ou seja, administrar o próprio tempo para que você consiga economizá-lo, podendo se dedicar ao que lhe dá mais prazer.

Hoje, nas grandes cidades, principalmente, com o tempo escasso e o excesso de trabalho, surgiu uma nova profissão: uma pessoa que vai até a casa dos clientes e organiza ambientes, armários, papéis, documentos, fotos, brinquedos, livros etc. Esse novo profissional tem um nome pomposo em inglês: personal organizer. É um serviço caro, mas surgiu de uma necessidade, que veio de muitas mudanças sociais e culturais que acontecem em quase todo o planeta.

Gastamos muita energia desnecessariamente procurando coisas, refazendo trabalhos, comprando de novo coisas que já tínhamos… tudo por falta de planejamento. E por que será que temos o hábito de acumular roupas, objetos, revistas e tantas tranqueiras inúteis que temos o costume de ir guardando?

Não devemos guardar nada sem utilidade, incluindo mágoas e rancores. Reconheça-se: é necessário conhecer e reconhecer os hábitos dos moradores da casa. É preciso avaliá-los e adequar a organização aos moradores e aos seus hábitos e rotinas.

Além de organizar algo, é preciso manter esse algo organizado, senão todo o trabalho inicial terá sido em vão. Não existe uma única maneira de arrumar um determinado ambiente ou armário. É preciso reconhecer o que você precisa mudar e o que precisa adaptar. Por exemplo, há pessoas que chegam da rua e gostam de manter sua bolsa no armário, junto com as roupas, sapatos e objetos. O celular fica no escritório, as chaves juntas perto da entrada, ou seja, cada coisa tem seu lugar.

O principio básico da organização é: tudo deve ter um lugar certo. Todos os objetos precisam de um lugar previamente pensado e determinado para que, depois de se ter caído na rotina, não se perca mais tempo pensando onde se deixou aquela “coisa”.

Pollyana Nunes – Arquiteta e Urbanista – CAU/MG A-44966-0

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