Após agendar por telefone as primeiras entrevistas, diversas organizações e pessoas estiveram presentes no Gabinete do Executivo Municipal para expor as suas demandas e conversar com o prefeito Guto Malta/PT e o vice, Zé Luiz Ventura/PDT, no projeto Quarta Cidadã. Durante estas 24 semanas de Governo, ocorreram 240 atendimentos com o objetivo de estabelecer canais de comunicação entre o Executivo e empresas, organizações de classe, associações, grupos culturais, movimentos sociais e, especialmente, com as pessoas.
De acordo com a Chefia de Gabinete, setor responsável por gerenciar as marcações dos atendimentos e encaminhar as solicitações, o projeto cumpre com a sua função de promover a participação através do contato direto das pessoas com o Executivo.
Para registrar reclamações, críticas e sugestões, está disponível, no segundo andar do prédio administrativo/PN, a Ouvidoria Municipal. O órgão é um canal aberto para todas as pessoas interessadas em registrar queixas e também apresentar soluções para questões relativas a ruas, bairros e ao município em geral.
De acordo com as informações do ouvidor municipal, Pedro Catarino, foram protocolados 260 atendimentos, além de outros 180 realizados via telefone ou presencialmente, sem necessidade de ações burocráticas, onde são mantidas as condições de anonimato para as pessoas que preferem não se identificar.
Para participar da Quarta Cidadã, é necessário agendar a visita pelo telefone. O contato pode ser feito diariamente com o Gabinete da Prefeitura, de 14h às 16h, pelo número 3817-1980.
A Ouvidoria atende de segunda a sexta, de 12h às 16h, no segundo andar do prédio da Prefeitura. Para atendimentos via telefone, é necessário ligar para o número 3817-1980, ramal 258. Solicitações via e-mail devem ser enviadas para ouvidoria@pontenova.mg.gov.br.