No encerramento do Parlamento Jovem/2024, ocorrido em 9/12, na Câmara Municipal de Ponte Nova, o estudante Theodore Finch leu as propostas discutidas e votadas na Plenária Municipal contendo ações concretas (aqui resumidas) para avanço da educação local:
Criação de programa de monitoria estudantil direcionado para melhoria da infraestrutura escolar.
Mais investimento na infraestrutura escolar com ênfase na acessibilidade.
Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades.
Formação sistemática para os professores diante das novas metodologias e tecnologias.
Incentivo à formação de grêmios estudantis nas escolas, visando à criação de gestão mais democrática.
Esta FOLHA já divulgou o texto final, aprovado na Plenária Estadual, com outras ênfases:
Fiscalização da aplicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência e necessidade de educação sexual e antirracista.
Combate contra o analfabetismo funcional via alfabetização de jovens, adultos e idosos.
Ampliação de espaços nas unidades de ensino para recebimento de denúncias da comunidade escolar.
Busca de parcerias privadas para aprimorar o uso de tecnologias digitais nas salas de informática.
Melhoria da infraestrutura escolar nas áreas de transporte, alimentação e recursos básicos de saúde/higiene.
A continuidade do projeto recebeu aval, nos discursos do presidente Wellerson Mayrink/PRD, de Wagner Gomides/PV, coordenador político da Escola do Legislativo/EL, e de Mariana Moreira dos Santos, coordenadora geral da EL.
Luciano Espiridião, diretor do IFMG/PN, referiu-se ao PJ como uma “escola de cidadania”, da qual se projetaram alunos do Instituto, como Matheus Damasceno, hoje deputado do PJ Nacional, e Guilherme Belmiro, vereador eleito pelo PT.
Em 2024, 58 estudantes de 9 escolas de Ponte Nova atuaram no Parlamento Jovem, desenvolvido pela Assembleia Legislativa/MG em parceria com a Pontifícia Universidade Católica/MG e Câmaras Municipais.
Para 2025, a temática será “Juventude e Direitos Culturais”. Esta FOLHA seguirá acompanhando as ações.