A Assembleia Legislativa de Minas Gerais/ALMG marcou, para as 19h desta segunda-feira (17/2), em seu Auditório, audiência destinada a avaliar o processo de concessão – com duplicação, inclusão de terceiras pistas e postos de pedágio – de trechos das rodovias BR-356, MG-262 e MG-329, como propõe o Governo/MG.
O requerimento do evento foi assinado pelo deputado estadual guaraciabense Leleco Pimentel/PT, o qual convida autoridades da nossa região. Afinal, as duas MGs atravessam Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca.
O processo de concessão público-privada prevê duplicação, inclusão de terceiras pistas e postos de pedágio
De sua parte, a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga/Amapi aguarda resposta do Governo/MG sobre convocação de nova audiência em Ponte Nova. Em janeiro, o Estado já promoveu uma em Mariana (já divulgada nesta FOLHA).
Debateu-se a proposta de concessão estadual para exploração privada da infraestrutura, incluindo operação, manutenção, monitoração, conservação e ampliação. O valor total do projeto é de R$ 5 bilhões, sendo R$ 3 bilhões oriundos do novo Acordo de Repactuação dos danos da lama da Barragem de Fundão/Mariana.
A proposta oficial inclui mais R$ 2 bilhões dos cofres do Governo do Estado. O principal investimento previsto está na duplicação de 67km entre Nova Lima e Mariana, 39,8km de faixas adicionais e contorno no distrito de Cachoeira do Campo. No caso das MGs 262 (Mariana/Ponte Nova) e 329 (Ponte Nova/Rio Casca), acena-se com instalação de terceiras pistas, mas as autoridades pretendem a duplicação e a inclusão de nova alça do Anel Rodoviário de Ponte Nova.
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