Mais de sete anos depois do desastre de Mariana – quando o rompimento de uma barragem de mineração matou 19 pessoas e inundou o distrito inteiro de Bento Rodrigues – as vítimas seguem buscando reparação na Justiça.
A barragem pertence à empresa Samarco – que é controlada por duas gigantes da mineração: a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton.
O escritório Pogust Goodhead de Advocacia em Londres anunciou, em 15/3, que mais de 700 mil vítimas do desastre no Brasil estão buscando indenizações na Justiça inglesa. O valor total de indenização pedido pelas vítimas é um dos maiores do mundo para este tipo de processo: mais de US$ 44 bilhões (ou R$ 230 bilhões).
O referido escritório de advocacia vem desde 2018 tentando processar a BHP na Justiça inglesa, já que a multinacional é listada na bolsa de Londres.
Já a BHP argumentava que seria desnecessário responder a qualquer processo no Reino Unido, pois a empresa já estava sendo acionada no Brasil.
Inicialmente a Justiça inglesa decidiu em favor da mineradora. Em julho do ano passado, contudo, um Tribunal de Apelação reverteu a decisão e aceitou o processo contra a mineradora. Esta foi a decisão unânime dos juízes:
"Nossa conclusão é simplesmente que os recursos disponíveis no Brasil não são tão obviamente adequados que se possa dizer que é inútil prosseguir com os processos [na Inglaterra]."
Diante disso, Daniela Gomes Ibrahim conseguiu com exclusividade reunião no escritório Pogust Goodhead para tratar das principais atualizações do processo. Ela e seu esposo, Cristiano Ibrahim, estavam com as advogadas Inara Garcia/parceira do Ibrahim Advocacia em Londres e Rafaela Guerrize Conte/representante do Pogust Goodhead.
Entre as principais atualizações estão: a possibilidade de acordo entre a mineradora e os atingidos; e está prevista também a assinatura de contrato para os atingidos junto aos seus advogados responsáveis e a Pogust Goodhead, além dos cronogramas das principais audiências.
Daniela também assumiu o compromisso de fazer pelo menos duas reuniões, uma presencial e outra on-line, para atualizar os seus clientes sobre as principais atualizações e passar as orientações pertinentes. Na reunião presencial, também está prevista a assinatura dos contratos.