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Auxílio Emergencial e FGTS: fila perto da Agência da Caixa

Diariamente, em datas recentes, longa fila se forma na frente da AQgência da Caixa Econômica Federal/CEF, no Centro de Ponte Nova. Nesta terça-feira (22/9), não foi diferente, com aglomeração a partir das 7h.

Já ás 9h, cerca de 200 pessoas tomavam conta da rua Senador Antônio Martins (ao lado da Secretaria Municipal de Saúde). Por motivo de segurança, a Prefeitura fechou esta via, depois dos flagrantes de abril e maio, quando a fila seguia pela rua Benedito Valadares, chegando à beira-rio, na praça Dom Parreira Lara.

A Reportagem desta FOLHA acompanhou, nesta terça, o trabalho de funcionários da CEF na triagem do pessoal, havendo, num segundo momento, encaminhamento dos cidadãos para a fachada da Agência e de lá para o atendimento interno.

Este Jornal constatou a presença de dois agentes do Setor de Fiscalização e Posturas Municipais, cobrando o cumprimento de medidas de prevenção da Covid-19 (distanciamento social e uso de máscara).

Via de regra, quem estava na fila desta terça buscava o "Auxílio Emergencial" de R$ 600, pago pelo Governo Federal durante a pandemia. O saque foi liberado justamente nesta terça para os nascidos em fevereiro.

Também havia quem pretendesse sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço/FGTS, cujas cotas estão disponíveis, desde 19/9, para os aniversariantes de maio. Uma mulher, que preferiu não se identificar, procurava ajuda para sua irmã que perdeu o acesso ao aplicativo "Caixa Tem" após trocar o número de telefone.

 O tempo de espera, em torno de 40 minutos, deixou diversas pessoas cansadas, impacientes, estando algumas sentadas no meio-fio. Uma desempregada que não quis se identificar fez um alerta: “Ficamos muito tempo aqui, e agora, se começar a chover, vai ficar pior.”

Outros que estavam na fila compreendiam a espera, atribuindo-a ao número maior de pessoas em período de pandemia. Um grupo de amigos aproveitou para “colocar a conversa em dia”.

Um destes entendia que todos os ali presentes precisavam de dinheiro do Governo para sobreviver e compreensivelmente “cada um quer ser atendido o mais cedo possível, mas não tem jeito”.

Atendimento

Em data recente, a Direção da Caixa informou sobre manutenção do atendimento exclusivo para os serviços essenciais, de 8h às 13h, prevalecendo assim tal expediente nestes tempos de pandemia da Covid. Para o público em geral, as Agências funcionam de 10h às 14h, de segunda a sexta, duas horas a menos que no expediente-padrão.

Um cidadão reclamou da limitação do atendimento aos clientes nos caixas eletrônicos de Palmeiras, onde rotineiramente há indisponibilidade para saques. O consolo é a opção – também bastante concorrida – das lotéricas e da ida aos caixas de duas farmácias das imediações.

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