O Serviço de Proteção ao Crédito/SPC de Ponte Nova tem sido um importante canal de comunicação da Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova/Acip e da Câmara de Dirigentes Lojistas local. Seu objetivo é enviar semanalmente notícias importantes sobre crediário, análises cadastrais, procedimentos de cobrança e opções de consultas para pessoa física ou jurídica, entre outros serviços.
Para orientar os associados, além de captar informações das mídias em nível nacional, o Sistema ACIP/CDL também apura informações da região, em especial sobre dados do perfil dos consumidores, número de inadimplências, adimplências e valor de dívidas registradas ou recuperadas – tudo isso mensalmente.
Com isso, as entidades esperam sempre alertar os lojistas quanto à importância da análise de crédito realizada de forma correta e eficaz, além do registro no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que é um método prático, fácil e seguro, diminuindo assim as chances de novas inadimplências aplicadas por consumidores que não realizam pagamentos em dia.
Neste primeiro semestre, a ACIP/CDL coletou dados importantes sobre o Sistema do SPC Brasil. Confira:
– 33.816 consultas realizadas, sendo 8.764 com algum tipo de restrição e 25.052 sem restrições.
– As consultas foram realizadas via internet/33.074, telefone/708 ou smartphones/34.
– No 1º semestre, registraram-se, via SPC Brasil, 888 inclusões de clientes e 534 exclusões. As dívidas registradas somaram R$ 719.188,77, tendo havido recuperação de R$ 403.630,41.