O conteúdo desta matéria é exclusivo para os assinantes.

Convidamos você a assinar a FOLHA: assim, você terá acesso ilimitado ao site. E ainda pode receber as edições impressas semanais!

Já sou assinante!

― Publicidade ―

Sede da agência do BB em Ponte Nova vai a leilão em 25/6

Como esta FOLHA apurou, o leilão - com R$ 4,4 milhões de lance inicial - ocorrerá às 15h. A agência deve mudar-se para o bairro Guarapiranga
InícioCIDADECapacitação para proprietários de bares, restaurantes e hotéis

Capacitação para proprietários de bares, restaurantes e hotéis

O Sistema Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova/ACIP e Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL, o Sebrae/MG e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/Abrasel promoveram, nesse 3/4, o workshop “Inovação para Bares, Restaurantes e Hotéis”, que lotou a Sala de Treinamento da ACIP/CDL.

Inicialmente houve a palestra “Qualidade no Atendimento ao Cliente”, a cargo do consultor do Sebrae Bruno Rodrigues Faria.

Na sequência, ocorreu a palestra “Como ter Sucesso em Pequeno Negócio de Alimentação: Gestão de Categorias, Inovação e Redução de Custo como Fórmula de Sucesso”. O palestrante foi Pedro Henrique Alves de Oliveira, gestor de Marketing Gastronômico da empresa PH Resultados, em parceria da Abrasel com o workshop.

Com os brasileiros comendo cada vez mais fora do lar, abrir um restaurante, bar ou lanchonete pode ser um negócio lucrativo. Ao contrário do que aparenta, porém, este é um segmento complexo e demanda muito esforço do empreendedor, como explicou o instrutor. Salientou-se que o empreendedor deve planejar, ser profissional e estar atento aos custos de operação.

A Abrasel divulga algumas dicas:

1 – Talento na cozinha não é o bastante. O sucesso depende de um conjunto de fatores, como bom cardápio, atendimento, conforto e preço justo. Fazer plano de negócios é essencial para reduzir riscos.

2  – Escolha do ponto comercial tem impacto no sucesso. Locais com grande fluxo de pessoas ou presença de concorrentes nas proximidades trazem mais visibilidade e um número maior de potenciais clientes. O endereço pode ainda definir o modelo de serviço (comida por quilo ou a la carte), por exemplo.

3 – Respeito às normas de higiene e segurança – Normas de higiene e segurança, como a manipulação, estocagem e temperatura correta para aquecimento ou resfriamento dos alimentos, colocação de azulejos nas paredes da cozinha até o teto, botijões de gás do lado de fora e extintores de incêndio em locais estratégicos, precisam ser respeitadas.

 

error: Conteúdo Protegido