Neste 11/1 (quinta-feira), começa, na Igreja Matriz do Centro Histórico, a Novena da Festa de São Sebastião – Padroeiro de Ponte Nova. A Paróquia divulgou a programação e, "em sintonia com a Igreja do Brasil, na celebração do Ano do Laicato, convida a refletir sobre a identidade e a missão dos cristãos leigos e leigas".
Em 20/1 – Dia de São Sebastião -, após a missa das 8h, haverá bênção de animais e leilão (9h30), seguidos de acolhida de cavalgada na praça Getúlio Vargas. Às 18h, procissão e celebração eucarística festiva de encerramento.
Já a novena ocorrerá de 11 a 19/1, com os temas abordando a missão do cristão leigo: na defesa da saúde pública; junto aos encarcerados; promovendo educação de qualidade para todos; no meio universitário; junto aos movimentos sociais; promovendo a igualdade racial; protegendo o meio ambiente; e junto aos meios de comunicação.
Em cada dia, sempre às 6h30, ocorrerá a oração do terço, seguida, às 7h, de celebração eucarística. Às 19h30, nova missa, tendo, em cada noite, participação especial das Paróquias São Pedro (17/1) e Santíssima Trindade (19/1) e de algumas destas comunidades:
– Da área rural: São Sebastião/Vau-Açu, São José/Bonfim, Bom Pastor/Dioguinho, São José/Massangano, Santa Helena, Nossa Senhora da Consolação/Sesmaria, São Judas/Fazenda da Serra, São Francisco/Ribeirão, Nossa Senhora Aparecida/Morro Grande e São Judas/Rio Acima.
– Da área urbana: Centro e bairros Santa Luzia/Santa Tereza, Santo Antônio/Primeiro de Maio, Sagrado Coração de Jesus/Pacheco, Nossa Senhora Aparecida/Copacabana, São Cristóvão/Esplanada, Santo Expedito/Central, São Geraldo/bairro de mesmo nome, Divino Espírito Santo/Sumaré, Nossa Senhora do Rosário/Rosário e Nossa Senhora de Fátima/Vila Alvarenga.
Nova logo
A Paróquia lançou a sua nova identidade visual (foto) ainda no final do ano, próximo do Natal. “A nova marca resultou de trabalho coletivo, com atuação da Agência Parresia, assessoria do seminarista e publicitário Fábio Machado/estudante de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes e aprovação do Conselho Paroquial de Pastoral, após pareceres de diversas pessoas”, como escreveu o pároco, padre Wander Torres.
As cores utilizadas são a vermelha e a dourada. A primeira simboliza a paixão, o amor e o martírio de São Sebastião. E a segunda, a sabedoria, o valor e a espiritualidade. A cruz é formada pelas flechas usadas pelos soldados romanos no martírio do Santo. São 21 flechas, representando as 21 comunidades da Paróquia.