As vendas públicas são responsáveis por apenas 5% do faturamento das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras. E o número de empresas do segmento que participa de licitações não passa de 6% do total. Para ampliar a participação de MPEs nas compras públicas, o Sebrae promove o V Fomenta Nacional, que será realizado de 19 a 21/11, no Minascentro, em Belo Horizonte.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.fomentasebrae.com.br até 19/11, como informa Cláudio Gontijo, do Escritório Regional do Sebrae em Ponte Nova.
Segundo nota do Sebrae/MG, os participantes do Fomenta terão a oportunidade de se aproximar de grandes estatais e de empresas privadas fornecedoras do Poder Público. Os contatos serão feitos em dois momentos. Durante os Painéis de Oportunidades de Negócios com o Poder Público, os representantes dos órgãos governamentais explicarão como as MPEs podem se tornar fornecedoras, quais produtos ou serviços são mais demandados e quais as principais modalidades de compras, entre outras informações. Os painéis serão realizados em 19/11 (segunda-feira), das 14h às 18h.
Está confirmada a participação de 25 compradores, entre empresas estatais e representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipais, como Cemig, Copasa, Petrobras, Banco do Brasil, Fiocruz, Prefeitura de Belo Horizonte e Correios. Eles estarão à disposição dos empresários durante os painéis.
Em 21/11 (quarta-feira), será realizada Rodada de Negócios com empresas privadas fornecedoras do Poder Público. Serão realizadas reuniões pré-agendadas entre empresas com interesses de compra e venda comuns. As reuniões têm duração de 20min, tempo suficiente para que os participantes apresentem seus produtos e serviços de maneira objetiva.
Na programação do Fomenta também estão incluídos: Encontro de Agentes de Desenvolvimento; Seminário sobre Oportunidades de Negócios em Grandes Eventos Esportivos; Seminário Internacional de Compras Governamentais; e oficinas de capacitação e oficinas de pregão eletrônico. Estão confirmadas caravanas de empresários de todas as regiões de Minas Gerais e do Distrito Federal, Pernambuco, Mato Grosso, Sergipe, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.
O Sebrae relaciona abaixo as 10 dicas para quem quer vender para o Governo:
•1 – Procure informações sobre quais produtos ou serviços são mais demandados.
•2 – Saiba se o órgão paga em dia seus fornecedores.
•3 – Conheça os benefícios legais que as MPEs possuem para vender ao Governo.
•4 – Cadastre-se junto ao órgão licitante.
•5 – Mantenha o seu cadastro atualizado.
•6 – Antes de participar da licitação, leia atentamente o edital.
•7 – Caso tenha dúvidas quanto ao edital, procure o órgão responsável.
•8 – Providencie previamente a documentação exigida.
•9 – Planeje o preço mínimo que poderá ser ofertado sem comprometer seu orçamento.
•10 – Cumpra todas as exigências previstas no contrato para não correr o risco de ser penalizado.