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Consumidor ganha aliado para comprar na internet sem dor de cabeça



Muitas novidades no novo Plano Nacional de Defesa do Consumidor, lançado pelo Governo Federal. O principal alvo é aquela pessoa que faz compras pela internet. Segundo disse em 25/3 a presidente Dilma Rousseff/PT, uma das maiores reclamações dos consumidores é em relação ao pós-venda.

Dilma falou, na manhã dessa segunda-feira (25/3), no programa semanal de rádio “Café com a Presidenta”. “Muitas vezes, a pessoa compra um produto, e uns dias depois pode aparecer um defeito. É frequente ver esse consumidor enfrentar uma verdadeira batalha para resolver esse problema. O resultado disso é que muitos consumidores acabam pedindo ajuda ao Procon ou até recorrendo à Justiça. Para melhorar essa história, nós vamos criar uma lista de produtos essenciais. Se você comprar um desses produtos e ele apresentar defeito, seu problema vai ter que ser resolvido na hora. Depois que essa lista for divulgada, as empresas vão ter que fazer a troca ou devolver o dinheiro ao consumidor imediatamente”, afirmou.

Segundo as declarações da presidente, as regras para compras na internet também vão ficar mais rígidas a partir de agora. “Nós também estamos criando regras para as compras feitas pela internet. Vamos dar transparência para essas compras e definir as regras para o direito de arrependimento que o consumidor tem. Muitas vezes o consumidor compra um produto e quando o recebe em casa descobre que não é exatamente o que ele esperava. Ninguém gosta de comprar gato por lebre, então nós queremos deixar tudo muito claro, porque o comércio eletrônico está crescendo muito e é muito importante que cresça. Por isso, temos que exigir qualidade também nas vendas feitas pela internet”, ressaltou a presidente Dilma.

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