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Educação Inclusiva será discutida em seminário da Semed



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove, na próxima semana, entre os dias 23 e 27/9, o “IV Seminário de Educação Inclusiva – Direito à Diversidade”, com o intuito de continuar a capacitação e sedimentar os conhecimentos dos professores e gestores da rede pública da região acerca dessa temática.

O evento, que acontece no Gol de Placa, sediado no bairro Paraíso, também tem como objetivo discutir direitos, o exercício da cidadania, a qualificação para o mercado de trabalho e a garantia da inclusão e permanência de práticas de educação inclusiva nas escolas.

Disgrafia, disortografia, dislexia, bullying e adaptações físicas das escolas serão alguns dos assuntos pautados para o encontro, que terá palestras e capacitações que também dialogam com outros setores, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e o Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caedes).

Sobre o assunto, a secretária de Educação, Vanice Lourenço, acha que é uma questão de sensibilização dos gestores e também de fomentar a inclusão, entre os próprios alunos, das crianças deficientes e também daquelas com dificuldade de aprendizado.

“Depende de muita sensibilidade dos gestores e tem como objetivo integrar e incluir todas as crianças, não só deficientes, mas também aquelas com algum tipo de transtorno e dificuldade de aprendizado”, afirmou a dirigente municipal.

Para a especialista em Educação Meyre Bigão, não existe diferença para as crianças. Ela acredita que os professores e os alunos devem aprender a lidar com as situações, e, além disso, os estudantes podem escolher estudar em escola especial ou regular.

“A aceitação deles pelos colegas é normal, porque as crianças não veem diferença. Por outro lado, o professor tem que procurar aprender. Os alunos têm o direito de escolher entre uma escola especial e uma escola regular”, reforçou.

De acordo com as informações da Semed, o Seminário de Educação Inclusiva vai reunir representantes de 29 cidades que fazem parte do Polo de Ponte Nova para pensar e trocar experiências sobre o assunto, que ganha espaço especialmente com as conferências de educação realizadas no município, assim como pela aprovação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – outra pauta que se conecta à questão da acessibilidade.

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