Entre 10 e 20/4, o Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dinâmica efetuou pesquisa direta de opinião com o empresariado e consumidores (382 entrevistados) sobre suas percepções em relação ao seguinte assunto: Dia das Mães de 2023. Divulgou-se o resultado nesse 11/5.
No caso dos empresários, 49,1% dos entrevistados disseram que estão otimistas com as vendas. Já 37% estão "realistas" e 13,9% se declararam pessimistas.
Aos consumidores foi questionado se pretendiam comprar algum presente: 68,2% disseram que sim e 15,2% afirmaram que não. Um total de 6,6% ainda estava indeciso.
Perguntou-se ainda, aos que pretendiam adquirir os presentes, onde seria a compra, sendo que 36,4% preferiam recorrer ao comércio local e 22,6% disseram que comprariam pela internet, enquanto 29,5% estavam indecisos.
Os pesquisadores quiseram saber, dos consumidores, qual o artigo preferido para presentear a mãe: 6,9% disseram que escolheriam eletrônicos, 12,4%, eletrodomésticos, 20,3%, cosméticos, 16,1%, bebida alcoólica, 21,7%, acessórios, e 22,6%, "outros" (principalmente flores, vestuário e chocolate).
Em relação ao valor a ser gasto para adquirir o presente: 13,8% dos entrevistados disseram que gastariam até R$ 50,00; 35,5%, entre R$ 50,00 e R$ 100,00; 25,8%, entre R$ 100,00 e R$ 250,00; e 10,6%, acima de R$ 250,00. Já 14,3% informaram que não pretendem gastar com presentes.
Em tempo – As pesquisas do Núcleo atendem pedido dos parceiros: Acip/CDL, TV Educar e esta FOLHA, com aval da Sala Mineira do Empreendedor/Prefeitura de Ponte Nova. Atuam bolsistas da Dinâmica, da Fupac/Unipac e do IFMG/Campus PN.