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Estudantes e suas propostas de desenvolvimento ambiental

 
Na Câmara/PN, em 16/9, Mateus Silva Damasceno, Raquel Vitalino Galdino Tomé e Deborah Luísa Pena, participantes do Parlamento Jovem/PJ, divulgaram propostas da plenária municipal com o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. Diversos vereadores aplaudiram os depoimentos.
 
Ricardo de Melo, coordenador de Ensino do PJ, explicou que estudantes de sete escolas – junto com seus professores – relacionaram 21 propostas e seis delas vão para a etapa regional, perante representantes de diversos municípios, elegendo-se então as prioridades para a plenária estadual.
 
As propostas
 
* Raquel Vitalino Galdino Tomé, 16 anos, aluna da EE Polivalente, resumiu sete propostas:
 
– Revisão da legislação de repressão às queimadas, com endereço eletrônico para denúncia.
 
– Campanhas maciças de preservação da natureza.
 
– Ações preventivas, a exemplo de aceiros nos limites e entornos de áreas verdes.
 
– Ampliação de pena para casos de incêndio criminoso e busca de equipamentos adequados para o combate ao fogo.
 
– Projetos de recuperação de áreas desmatadas e/ou afetadas pelas chamas.
 
– Campanha contra a poluição no trânsito e incentivo ao uso de ciclovias.
 
 
* Deborah Luísa Pena, 17, da EE Senador Antônio Martins, relacionou estes itens:
 
– Proibição de compra, venda ou guarda de animais em risco extinção e valor alto para registro de posse de animais silvestres.
 
– Campanha de proteção da fauna em extinção e de preservação de animais localizados fora do seu ambiente natural.
 
– Implantação de filtros antipoluentes nas chaminés das empresas e criação/revisão de leis para limitar a emissão de gases poluentes.
 
– Criação de ciclofaixas e parceria com empresas para tráfego de bicicletas, patinetes e similares.
 
– Implantação de lixeiras e campanha de reciclagem e reúso de dejetos, bem como fixação de multas para o descarte irregular de lixo.
 
 
* Mateus Silva Damasceno, 16, aluno da EE Professor Antônio Gonçalves Lanna, deixou o seu recado:
 
– Adaptação de espaços improdutivos para áreas de lazer, quadras, academias públicas e jardins.
 
– Projeto sistemático de educação ambiental.
 
– Estímulo à preservação e recuperação de áreas verdes.
 
– Ampliação das reservas ambientais e sua fauna/flora.
 
– Repressão às construções clandestinas e destinação de recursos para remanejar construções já existentes, inclusive em áreas de risco.
 
– Criação de hortas comunitárias, a fim de incentivar alimentação saudável e educação ambiental e ajudar no sustento de famílias carentes.
 
– Implantação de estação de tratamento de águas residuais.
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