Na capa de nossa edição impressa que circula nesta sexta-feira (8/9), o nosso título destaca o laço amarelo que identifica a campanha nacional de conscientização sobre prevenção do suicídio.
O objetivo é alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. A mobilização ocorre sempre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida/CVV, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, o movimento tem como referência o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10/9), lembrado anualmente pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio.
Como informa a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados. No Brasil, entidades e órgãos públicos engajam-se em divulgar as formas de prevenção, sabendo que a causa principal tem a ver com profunda depressão emocional.