A Faculdade Dinâmica promoveu, na noite de 30/1, solenidade de entrega de Certificados de Gratidão – Parceiros 100%: estudantes, ex-alunos e empresas e instituições envolvidos na produção e divulgação das pesquisas econômicas mensais elaboradas elo Curso de Ciências Contábeis.
As pesquisas referem-se aos Índices de Preço ao Consumidor/IPC, Confiança do Consumidor/ICC e de Confiança do Empresário/ICE. Coordenaram a homenagem Marcelo Henrique de Mello/coordenador do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal e Leilson Soares Viana/diretor acadêmico.
Os dois enfatizaram a participação, nas pesquisas, de estudantes de diversos cursos. Citaram ainda a geração de indicadores socioeconômicos que avaliam subjetivamente o bem-estar da população pontenovense: Índices de Medo do Desemprego/IMD e de Satisfação com a Vida/ISV.
Os discursos
"As pesquisas só têm validade se contam com parcerias idôneas daqueles que atuam na disseminação do conhecimento", assinalou Leilson. Marcelo informou sobre projeto de ampliar parceria acadêmica para viabilizar indicador macrorregional (envolvendo Viçosa e Mariana) e salientou a relevância das estatísticas para fomentar a edição de políticas públicas.
Coordenador do Projeto de Pesquisas Econômicas, o economista recém-formado na Dinâmica João Vítor Alves salientou a importância das pesquisas para a Faculdade, para as empresas e principalmente para a população, pois contribui para avaliação socioeconômica conjuntural.
Os homenageados
Em 30/1, houve entrega de certificados para:
– Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Ponte Nova, representadas pelo presidente Antônio Carlos Martins Brandão, a vice-presidente Maria José Ribeiro dos Santos e a gerente Regislaine Neves.
– TV Educar, representada por Juliano Correia/assistente comercial.
– Sebrae/PN, representado por Patrícia Martins/analista técnica, Gabriel Gonçalves Brangioni/assistente, Elisângela Oliveira/assistente e Melissa Drumond/estagiária.
– Prefeitura de Ponte Nova, representada por Afonso Mauro Pinho Ribeiro/secretário de Planejamento, o qual recebeu ainda o certificado endereçado à Sala Mineira do Empreendedor.
– FOLHA DE PONTE NOVA, representada por José Carlos Itaborahy Filho/editor, Amariles Paoli Itaborahy/gerente, Ademar Figueiredo/consultor e Diego Ribeiro/contato publicitário.
– A Faculdade enviará certificado para o Supermercado Guarapiranga (não esteve presente).
Pela equipe de confecção das pesquisas, receberam certificados estes voluntários e seus cursos de origem:
– Gabriel Gonçalves Brangioni, João Vítor Alves Santos, Kelly Cristina Conegundes/os três de Ciências Contábeis, Marianna Linhares Pinheiro Martins/Direito, Raiane Natália de Souza/Administração, Shellda Pires Senna/Psicologia, Marcela do Carmo Cheloni Nascimento e Daniele Duelli/ambas da Nutrição.
Informações desta FOLHA
Ao final do evento, Amariles leu texto alusivo à atuação e evolução do projeto comercial e editorial desta FOLHA:
"A FOLHA DE PONTE NOVA – sempre atenta ao seu Compromisso com a cidadania – entendeu que, desde o primeiro momento, deveria contribuir com a divulgação das pesquisas do IPC/Cesta Básica de Ponte Nova, ICC, ICE e termômetros sociais realizadas pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dinâmica, em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor e o Sistema Acip/CDL.
As informações contidas nos documentos sistematicamente realizados podem servir de balizamento para melhor entendermos uma série de aspectos econômicos do nosso município.
Para a nossa FOLHA, estimular o desenvolvimento acadêmico e sua efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade produtiva vai além de trazer em nossas páginas somente informações das empresas parceiras, ou seja, empresas que usam nossas páginas e nosso site (e nossas redes sociais) para as suas ações publicitárias.
Em 2020, em função da pandemia da Covid-19, a FOLHA foi contemplada pelo Fundo Emergencial do Google, ofertado a pequenas empresas jornalísticas ao redor do mundo.
De lá para cá, já participamos do projeto Google Novas Iniciativas para a Mudança e atualmente estamos participando do Google Local Lab. Fomos um dos 100 selecionados entre os 1.400 pequenos veículos inscritos no Brasil. Este projeto tem duas fases distintas: dos 100, foram selecionados 40, os quais seguem até o final do projeto, com duração de 12 meses.
Com trabalhos, proposições, estudos de casos e apresentação de atividades dos veículos em várias partes do mundo, não raro são apresentados experimentos e ações de universidades com a mídia local, como forma de expandir o conhecimento acadêmico.
Neste contexto, nossa FOLHA tem atuado de forma mais incisiva na área digital com a consultoria da Google Brasil através das empresas parceiras Racoon Monks e Hipertext Brasil.
Para melhor entendimento destas ações, citamos a utilização de nosso site pelos clientes do Google através da comercialização de espaço publicitário via Ad Senses.
Não paramos um minuto durante a pandemia. Reforçamos nossos protocolos de segurança sanitária interna para entregar diariamente o melhor e o mais confiável conteúdo de notícias de Ponte Nova e região. Reforçamos nossa presença digital, e hoje todos os nossos leitores podem ler a FOLHA diariamente em nosso site.
Conseguimos avançar na parceria com o Observatório de Políticas Públicas e Gestão Municipal de Ponte Nova/OPN e, a cada 15 dias, a coluna do OPN tem trazido contribuições muito importantes para que o leitor possa entender melhor sobre gestão municipal e políticas públicas.
Conseguimos também nos adaptar a uma tendência mundial que é o jornalismo literário, com a publicação quinzenal da coluna Laene ComVida pela professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa/UFV, a pontenovense Laene Mucci Daniel, filha da saudosa professora e poetisa Laene Mucci.
Em novembro de 2022, ao comemorarmos 10 anos ininterruptos da coluna Arte & Cultura, homenageamos 28 artistas e conseguimos lotar o Auditório da OAB/PN com mais de 200 pessoas, majoritariamente artistas locais que entenderam a seriedade da proposta da FOLHA.
Fazemos questão de trazer estas informações aos senhores que, somadas ao trabalho desenvolvido pela Faculdade Dinâmica, nos motivam a pensarmos e agirmos estrategicamente para oferecer ao mercado e às empresas anunciantes um ambiente promocional democrático e comprometido com informação séria e de credibilidade."