
Ocorreu na noite de 26/10, na sede do Sistema Acip/CDL, o lançamento do Projeto Agente de Turismo. A iniciativa resultou de parceria entre Acip/CDL, Prefeitura e Sebrae, como desdobramento de relevante conquista:
“Já houve inserção de Ponte Nova no Mapa Nacional do Turismo, com registro de pontuação máxima no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços/ICMS. Agora fomos contemplados pelo Sebrae Nacional com o Projeto”, informou a esta FOLHA a dirigente da Secretaria de Cultura, Turismo e Comunicação/SMCTC, Fernanda Ribeiro.

Marcelo Carvalho (foto), chefe do Departamento de Cultura da SMCTC, abriu o evento ao lado de Patrícia Martins/Sebrae-PN e Regislaine Neves/Acip-CDL.
Depois da palestra do turismólogo Horácio Carvalho sobre “oportunidades e possibilidades para Ponte Nova: como ganhar dinheiro com o turismo”, houve coquetel e show com Renan Scarparti.
Horácio é consultor do Sebrae para Políticas Públicas em Turismo. Segundo ele, na conclusão do Projeto Agente de Turismo, um documento será entregue ao Município. “E dentro de tal proposta existe outra de mobilização, a exemplo deste evento de hoje. Mostramos para os profissionais da área de turismo, sejam amadores, autônomos ou de carreira, a valorização do turismo, qual é a importância do segmento, ” disse Horácio.
Ainda declarou Horácio a esta FOLHA: “Quais os benefícios o turismo pode trazer e qual a importância de acreditar e levar o turismo como fonte de renda? Respondendo estas perguntas, toda a cadeia produtiva ganha e sabemos que o município tem potencial muito grande para isso. Precisamos de união dos setores público e privado com o terceiro setor, para de fato se consolidar o polo turístico de Ponte Nova.”

Em Ouro Preto
Em 25/10, na 2ª edição da Feira Internacional do Turismo, Ponte Nova ficou em destaque com seu estande e duas palestras.
Matheus de Oliveira/coordenador de Patrimônio Histórico e Turismo falou sobre “Goiabada cascão, de sobremesa a bem imaterial”.
Com o tema “Ponte Nova – o seu próximo destino”, Marcelo Carvalho convidou os participantes do seminário para o show de Alceu Valença em Ponte Nova, em 11/12.
Marcelo falou da história de Ponte Nova, a partir do vínculo com Mariana, que recebia os gêneros alimentícios aqui produzidos. Em seguida, apresentou os “eixos turísticos” que a SMCTC desenvolve, com foco em esporte, negócios, gastronomia e eventos.
Já Matheus apresentou as políticas públicas instituídas para fortalecimento de Ponte Nova como a terra da goiabada (hoje reconhecida como nosso “bem imaterial”): do fortalecimento da “Festa da Goiabada” à capacitação técnica dos produtores, passando pela elaboração de projeto de subsídio ao plantio de goiabais no município.
Registre-se o conteúdo do estande de Ponte Nova em Ouro Preto: obras do artista plástico Antônio Inácio/Boneca, produtos da empresa Laticínios Porto Alegre e estoque de goiabada cascão (marcas Zélia, Prosa Doce e Jorlaine Sabores) para a bem-sucedida degustação.