Na tarde de 16/12, divulgou-se pesquisa sobre compras de Natal em Ponte Nova, realizada entre 5 e 9/12 por equipe do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal/NAF do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga/Fadip. A iniciativa teve apoio do Sistema Acip/CDL.
A apresentação coube ao coordenador do NAF, Marcelo Henrique de Mello, ao lado de Vicente Batista Júnior, coordenador do Núcleo de Apoio aos Cursos da Fadip, da estagiária Marcela Loures Costa Alves e de Cochise Saltarelli Martins, presidente da Acip/CDL. A pesquisa de opinião teve dois focos: empresários e consumidores.
Informou Marcelo: “Primeiramente, vamos destacar o que foi levantado a partir das opiniões da classe empresarial – 143 entrevistados que atuam nos bairros Guarapiranga, Palmeiras, Santo Antônio e Centro – e sua percepção em relação às vendas pré-natalinas e contratação de pessoal."
A maioria dos entrevistados (65%) afirmou que mantém ação específica de vendas para o período. Somente 4% afirmaram utilizar a estratégia de brindes e 50% investem em descontos, como constatou a pesquisa.
E mais: 68% do total possuem expectativas de melhores negócios em relação ao Natal de 2018, enquanto 14% afirmaram possuir piores expectativas e 18% acham que suas vendas vão ficar no mesmo patamar do ano passado. Sobre funcionários, a maioria (64%) afirmou que não teve dificuldades na contratação. Para quem encontrou dificuldade, a falta de experiência para o cargo (43%) foi o item mais lembrado. A pesquisa apurou que 53% dos entrevistados ressaltam que o setor que exige mais capacitação do pessoal é o de atendimento, seguido da área de marketing (15%).
Os consumidores
Os pesquisadores ouviram 259 consumidores com estas constatações:
– 78% vão comprar presentes e 22% não irão comprar nenhum presente.
– 71% compram em lojas com promoção de descontos.
– 64% comprarão os produtos no comércio local, enquanto 13% afirmaram que vão optar pela internet.
– 49% têm peças de vestuário como principal presente a ser adquirido.
– Na hora de pagar, 49% aderem ao cartão bancário, 49% optam pelo dinheiro e 2% usam o crediário.
– 47% pretendem gastar menos em relação a 2018.