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Neurociência e psicologia cognitiva motivam formação de educadores

O CVT Uaitec de PN encerrou, nesse 5/5, ciclo de formação com o tema "Alfabetização no século XXI: como a neurociência e a psicologia cognitiva explicam nossa capacidade de ler e escrever". O curso foi ministrado para quatro turmas de educadores.

Responsável pelo Setor Pedagógico do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação/Semed, Cláucia Santos (Tininha), parabenizou Bruna Trevizano, especialista do Centro de Atendimento Educacional Especializado/Caedes, pelo desempenho nas palestras e nas dinâmicas de formação.

O último módulo, na véspera, destacou o método fônico, com o objetivo de instrumentalizar e tirar dúvidas dos professores.

A base do treinamento foi a seguinte:

– Recentes estudos sobre o desenvolvimento humano mostram que as pessoas são diferentes em várias habilidades e que estas habilidades explicam grande parte da variação interpessoal no sucesso econômico e social, diversidade que se manifesta na mais tenra idade.

– A família desempenha papel crucial na formação dessas habilidades, pois fornece tanto os genes quanto o meio ambiente com os quais tais habilidades são determinadas. Algumas famílias não conseguem criar ambientes propícios, e isso tem resultados nefastos para os seus filhos.

– Vários estudos, no entanto, mostram que é possível compensar parcialmente os ambientes adversos, se investimentos de alta qualidade forem feitos suficientemente cedo na vida da criança.

– Sabe-se que os alunos que tiveram mais estímulos cognitivos até os quatro anos de idade chegam à escola em melhores condições e que, portanto, os investimentos em educação durante os primeiros anos de vida da criança geram maiores benefícios.

– É importante que se introduzam práticas do método fônico nos processos de alfabetização das crianças brasileiras. A ausência de tal prática tem provocado vários prejuízos para o processo de alfabetização no Brasil, o que em grande parte já foi corrigido em vários outros países, conforme descrito pelos autores.

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