Como ocorre em cada pleito eleitoral nos últimos 35 anos, esta FOLHA posiciona-se em favor da democracia e pretende editar informações que contribuam para a formação de opinião dos eleitores. Uma das iniciativas é a oferta de espaço, em edições subsequentes, a partir desta edição, envolvendo temas relevantes para a comunidade.

Sabendo que há expectativa de edital licitatório de nova concessão, perguntamos aos candidatos em Ponte Nova:
– Caso eleito, quais medidas pretende tomar para melhorar o transporte coletivo?

Transporte público: o termômetro para melhorar isto é investimento. O Poder Público não tem investido o suficiente na melhoria do transporte coletivo, apesar da necessidade evidente.
Nova licitação: a abertura de uma nova licitação é uma oportunidade para mudar a situação, mas a participação de novas empresas é incerta. Custos elevados: a manutenção de um sistema de transporte é cara, e a proposição de um transporte gratuito, embora atraente, pode ser economicamente inviável.
Proposta do VLT: a implementação de um Veículo Leve sobre Trilhos/VLT é vista como uma solução inovadora e eficiente para a cidade.
Segurança no transporte: a necessidade de garantir a segurança dos passageiros, tanto em transportes convencionais quanto em aplicativos, é enfatizada.
Análise e Propostas – Diversificação do Transporte Coletivo:
– Concorrência: é fundamental garantir que a nova licitação seja transparente e atrativa para novas empresas, incentivando-se a concorrência e a melhoria dos serviços.
– Modalidades: além do transporte por ônibus, explorar outras modalidades, como o VLT e bicicletas compartilhadas, o que pode oferecer mais opções aos usuários e reduzir a dependência de um único modal.
A transformação do transporte público de Ponte Nova é um desafio complexo, mas com grande potencial para melhorar a qualidade de vida da população.
Ponte Nova tem futuro, se você quiser mudar. Agora é pai e filho 35 André Luiz e Michael Lorranny!

O transporte público em nosso município tem-se deteriorado nos últimos anos. Os usuários se queixam do grande tempo de espera nos pontos de ônibus, veículos lotados, sujos e em condições precárias. É um tratamento desrespeitoso para com os usuários.
Os problemas vêm-se agravando porque o Poder Executivo não agilizou a licitação da concessão dos serviços, cujo contrato venceu em abril de 2021 e vem sendo prorrogado.
Apesar dos problemas apontados, a precariedade do serviço não se justifica, porque o Município vem subsidiando o custo da tarifa (uma ideia inovadora implantada na minha gestão enquanto prefeito), exatamente para manter o equilíbrio contratual.
Transporte público eficiente, acessível e confiável é prioridade em nosso governo.
Nossa proposta é manter uma tarifa justa e acessível, levando em consideração o poder aquisitivo da população e mais:
– Cobrar pontualidade no cumprimento dos horários.
– Transparência nas informações sobre horários e itinerários.
– Veículos confortáveis e seguros.
– Garantir cobertura e acessibilidade em todas as áreas urbanas e rurais.
– Estudar a possibilidade de integração entre diferentes modalidades de transporte, facilitando a mobilidade e incentivando o uso de transportes sustentáveis que possam contribuir para a preservação do meio ambiente.

O transporte coletivo é um problema hoje de ordem nacional. A meu ver, deveria ter recursos da União para ajudar a subsidiar os Municípios. Pela lei, o Poder Público precisa garantir que o transporte público aconteça e com qualidade.
Uma empresa que venha a prestar o serviço não o fará se não obtiver lucro e, por outro lado, o custo não pode ser exorbitante para o cidadão. Então, entra o maior desafio: equilibrar economicamente esta conta, onde o cidadão possa usufruir de um serviço de qualidade e com custo suportável, e o Município, através de receitas próprias e/ou vinculadas caso haja, possa subsidiar este contrato.
Como medidas práticas, precisamos tornar o processo mais transparente, com fiscalização e cumprimento de contrato de forma efetiva: pela Prefeitura nas suas obrigações e pela empresa vencedora da concessão.
Manter a Comissão Tarifária atuante, com reuniões mensais e transparência para a população. Reavaliação anual de rotas, horários e custos, considerando as mudanças que vão acontecendo quando se trata de crescimento da área urbana e rural.
Uma outra questão também, que está presente em nosso plano de governo, é a manutenção periódica das vias públicas, com o Plano de Recuperação Viária, o que ajuda no custo do serviço, pois evita transtornos, desvios e custos de manutenções devido a problemas nas vias.

Como é do conhecimento de todos os pontenovenses, a concessão do nosso transporte coletivo tem sido alvo de questionamentos e reclamações por parte da população. Desde 2021, o processo licitatório expirou.
Hoje, a Administração de Ponte Nova repassa subsídio no valor de mais ou menos R$ 500.000,00 mensais para garantir a passagem e o fornecimento do transporte a todos os cidadãos. Sabemos que esse subsídio não é a solução, mas garante a sustentabilidade momentânea do serviço.
Entendo que esse subsídio deva ser transitório, sendo o certo viabilizar o novo processo licitatório, ampliando o atendimento de qualidade para todos.
A licitação é necessária e precisa sair do papel, porém com o cuidado de agregar novas tecnologias para controle de operação de manutenção, maximizando a oferta de itinerários.
Deve-se, de fato, ampliar linhas de transporte para novos bairros que surgiram no decorrer do tempo, sem onerar o custo das passagens e, assim, garantir transporte de qualidade, eficiente e com custo acessível a todos os usuários.