A Direção da FOLHA DE PONTE NOVA reuniu grupo de anunciantes num Happy Hour, no Restaurante do Pontenovense FC, na noite de 27/9, para divulgar o projeto FOLHA na WEB, com ênfase para anúncios em nosso site diário de notícias. As explicações ficaram a cargo de Paulo Cezar de Almeida, bacharel em Ciência da Computação/UFV, consultor de Tecnologia da Informação/TI deste jornal e proprietário da empresa Brawmer Sistemas.
Na abertura, o editor desta FOLHA, José Carlos Itaborahy Filho, divulgou o projeto multimídia do jornal, que tem hoje, além da edição impressa semanal, notícias diárias no site, Fanpage e edição de duas newsletters por semana. “Avançamos na comunicação digital, que tem tudo a ver com a evolução também do mercado de publicidade”, resumiu Itaborahy (foto).
História da internet
De sua parte, Paulo Cezar partiu da história da internet comercial (desde 1995) para exemplificar o investimento dos pioneiros (jornal New York Times/EUA e portal UOL/Brasil, ambos há 20 anos), bem como do portal G1 (há 10 anos). “Eles apostaram no investimento em TI e qualidade editorial, trabalhando inicialmente a venda de espaços publicitários e posteriormente a venda de assinaturas, quase 15 anos depois”, informou o consultor.
Paulo Cezar apresentou o projeto da FOLHA, que envolveu mudanças em sua Redação e no Departamento Comercial para se adequar às novas exigências da manutenção diária do site de notícias. Segundo ele, o projeto levou em consideração a realidade do mercado pontenovense, inovando com soluções que reduzissem custos, simplificando a produção dos materiais e já prevendo a necessidade de o site adaptar-se aos mais diferentes dispositivos, como desktop, tablets e celulares.
Paulo Cezar (foto) continuou:
“Todo o trabalho teve como objetivo aliar a tradicional credibilidade do jornal impresso – editado há quase 28 anos pela FOLHA – à mídia digital, criando espaço publicitário que gere resultados efetivos para os anunciantes e a preço acessível.
O leiaute foi elaborado para facilitar a leitura das matérias com letras maiores e dispondo os anúncios em um número reduzido para garantir a efetividade de sua apresentação. Os anúncios dispostos nas páginas utilizam processo básico de animação e, ao serem clicados, direcionam o visitante ao site do anunciante ou a uma página elaborada pela FOLHA com mais informações de contato.
Entre as diversas estratégias criadas, o site permite que os visitantes acessem todo o conteúdo a partir de cadastramento básico. Assim, é formada uma lista de e-mails que recebem duas newsletters por semana com as principais notícias. Com isto, identificamos que nossos visitantes extrapolam os limites da região, com cadastros de outros Estados e também do exterior.
Além disto, a presença nas redes sociais atrai ainda mais público e permite o compartilhamento de nossas notícias via internet. Todo este fluxo de acessos é direcionado ao site, promovendo o nosso conteúdo e os anúncios das páginas.”
Estatísticas animadoras
Paulo Cezar ainda expôs algumas estatísticas bem animadoras: o site tem média de 10 mil a 15 mil visitantes por dia, contabilizando-se em média 20 mil leituras por dia, com os picos chegando a 40 mil.
Finalmente, Paulo Cezar deixou algumas orientações aos anunciantes, como detalhes na elaboração dos anúncios, sugerindo maior frequência na mudança de seu conteúdo para maximizar clicks que direcionem o visitante aos seus sites. Salientou também que o uso dos anúncios pode ser importante ferramenta de pesquisa de mercado pelo rápido feedback dos visitantes, facilitando, assim, o ajuste de estratégias de marketing.
“Este crescente universo de leitores mostra que o site desta FOLHA é importante vitrine para anúncios”, afirmou, ao final, a gerente deste jornal, Amariles Paoli Itaborahy (foto), conclamando os anunciantes a compartilharem deste espaço pioneiro.
Amariles ouviu elogios ao projeto em discursos dos empresários Serginho Malta Moreira e Marcelo Viana, além de Gleidson Fábio/consultor da Rede de Lojas Integradas do Centro Histórico. Amariles agradeceu a parceria do Pontenovense FC para realização desse Happy Hour, viabilizado pelo trabalho de seu diretor de Eventos, Marcelo Viana.