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Protocolo de conduta para acompanhar crianças autistas

 Na abertura da 7ª Jornada do Setembro Azul, a pedagoga Priscila Boy proferiu – no Auditório do Instituto Montessori (foto) – a palestra "Inclusão para quem? Desafios encontrados no cotidiano escolar".

A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Educação/Semed, cuja titular, Keila Lacerda, assinalou que em cada ano o Setembro Azul visa promover práticas educacionais que respeitem e valorizem a diversidade, criando um ambiente de aprendizado inclusivo para todos os estudantes. O tema deste ano enfatiza: “Incluir é transformar: por um aprendizado sem barreiras.”

Também falou Patrícia Martins, gestora do Sebrae/Ponte Nova, que foi parceiro na realização da palestra, considerando o seguinte: Priscila é consultora, autora de 10 livros, idealizadora da Escola da Transformação/BH e integrante do Grupo de Educação Inclusiva da UFMG.

 Priscila abordou temas cruciais sobre inclusão no ambiente escolar, enfatizando a importância do protocolo de conduta para acompanhamento de crianças autistas, o qual inclui plano de desenvolvimento individual (foto) e parceria essencial entre o professor regente e o professor de apoio.

A pedagoga convidada também refletiu sobre as notas técnicas da Lei Brasileira de Inclusão, citando "instrumentos fundamentais para assegurar os direitos dos alunos com necessidades especiais". Por fim, ela enalteceu o acolhimento adequado aos pais e familiares dos alunos em processo de inclusão.

A Semed divulga mais três palestras (serão on-line) em 11, 16 e 18/9, com os temas a seguir:

– Em 11/9, às 19h, Lílian Perdigão, chefe da Divisão Psicossocial da UFV, discorre sobre “Saúde mental e inclusão: cuidando de todos”.

– Em 16/9, no mesmo horário, é a vez de Amanda Séllos Rodrigues com o tema “Compreendendo a comunicação e as habilidades sociais no TEA”. Na UFOP, ela é professora de curso de pós-graduação lato sensu em Neurociência e Educação.

– Por fim, em 18/9, também às 19h, Gizele Aparecida de Almeida profere palestra sobre “Educação Inclusiva e Práticas de Avaliação”. Ela é professora universitária, neuropsicóloga e neurocientista.

 

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