O texto abaixo pertence à coluna Arte & Cultura, de Ademar Figueiredo, publicada em nossa edição impressa desta sexta-feira (17/9).

"Em edições passadas, já falamos de várias iniciativas do Grupo Semear aqui na coluna, mas, como vale o ditado 'água mole em pedra dura…', vai que algum leitor se anima em fazer um trabalho semelhante: por que não reforçar esta ideia?
O Grupo Semear, de Rio Doce, tem como principal objetivo a garantia dos direitos nas áreas de assistência social, cultura, educação, esporte, lazer e turismo. É fruto de um sonho de dois amigos, no qual cada um trouxe consigo experiências que navegam por diversas áreas e linguagens, sendo idealizado em 2015 e regularizado em 2019.
Informam os gestores no site da entidade: 'Nos unimos pelo desejo de transformação, pelo espaço de protagonismo e por trabalhar com o que acreditamos: Cultura cidadã, fator transversal do desenvolvimento humano.
De lá para cá, temos atuado sob o ponto de vista da organização social: políticas públicas, o fazer coletivo e o empreendedorismo social. Ao longo desses anos, realizamos ainda diversas ações, sendo segmentadas em âmbito cultural, ambiental, social e político.'
Dados os avisos paroquiais, vamos ao que interessa. Com tudo pronto para acontecer na Sexta-Feira da Paixão, em 2/4 deste ano, o evento foi suspenso devido à pandemia da Covid-19. O Grupo Semear, porém, não se abateu e realizará, às 20h deste sábado (18/9), o 'Espetáculo da Paixão de Cristo', na Quadra Poliesportiva/Complexo Caetano Cenachi Neto.
O espetáculo tem parceria com a Associação Música e Arte/AMA, de Santa Cruz do Escalvado, correspondendo a um dos momentos mais significativos da cultura local, resgatando manifestações tradicionais e históricas existentes no país e promovendo arte de forma gratuita.
A iniciativa visa reviver o resgate da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e seu significado, com ênfase nas presenças de artistas locais. Terá ainda transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Grupo Semear e da TV Saúde, de Dom Silvério, e na Rádio Comunitária Doce Terra FM.
O elenco contará com cerca de 40 integrantes (atores amadores, músicos e cantores iniciantes e profissionais riodocenses e convidados). A realização do evento conta com apoio da Fundação Renova, via projeto vinculado ao Edital Doce, além de recursos ligados à Lei Aldir Blanc, conforme edital publicado pela Prefeitura de Rio Doce, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo em dez/2020.
A organização do evento faz questão de informar que está seguindo todos os protocolos estabelecidos em virtude da pandemia da Covid-19.

Edinho Souza (foto maior), em seu Programa 'Papo de Batera', de 13/9, surpreendeu os internautas entrevistando o grupo de funk 'Os Vilões', sucesso de Ponte Nova em 2000.
O funk estava em alta naquela época por causa da Furacão/2000, no Rio de Janeiro.
Na foto abaixo, alguns membros do grupo que participaram da live: Paulo Martins Barbosa Júnior (Juninho), Daniel Ferreira Vítor (Daniel), Kleber da Silva Rodrigues (Klebinho), Fabrício Alves Querino (Fá) e Wellington Augusto dos Santos (Letinho). Já Glauber Roger Martins (Glauber) teve participação a partir de BH. Surpresa e tanto!

Aconteceu, em 5/9 (domingo passado), na quadra da Vila Oliveira, a abertura oficial do Projeto Social desta comunidade, desenvolvido pelo Centro Cultural Senzala de Capoeira, contando com apoio da Prefeitura Municipal, via Secretaria de Assistência Social e Habitação (foto ao lado).
Pelas redes sociais, temos visto publicações de Leandro sobre aulas on-line dentro do Projeto Renova de Incentivo da Cultura Afro-Brasileira – 'Igualdade e Cultura – Uma Ponte Que Nos Une' -, beneficiado por edital desta Fundação.

Na foto, registro das apresentações dos músicos Fernando Paixão e Cícero Moreno na volta dos trabalhos presenciais do Programa “Chá, Café & Poesia”, evento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova/Alepon.

As inscrições do Festival Canta Ponte Nova já estão abertas! Fique atento aos prazos e ao regulamento, que você pode conferir nas redes sociais da Prefeitura Municipal. E uma grande novidade: o Festival agora contempla toda a Microrregião de Ponte Nova e também municípios do Circuito Cultural Montanhas e Fé. As apresentações e a grande final acontecerão nos dias 20 a 22/10, presencial ou virtualmente, a depender da situação da pandemia nestas datas.
Para a Etapa Geral, podem ser inscritas até 2 músicas. Serão selecionadas até 24 delas.
Para a Etapa Estudantil, cada escola inscreve 1 música, sendo selecionadas até 12 entre elas.
* Premiação da Etapa Estudantil: para todo participante, troféu e R$ 100,00; para o 3º, R$ 300,00; para o 2º, R$ 500,00; e para o 1º, R$ 700,00.
* Premiação da Etapa Geral: para os participantes, troféu e R$ 100,00; para o 5º, R$ 500,00; para o 4º, R$ 700,00; para o 3º, R$ 1.500,00; para o 2º, R$ 2.500,00; e para o 1º, R$ 3.000,00.
Para saber de todos os detalhes, confira o edital.