
– Oferecer serviços que ajudem as micro e pequenas empresas e profissionais liberais (médicos, advogados, fisioterapeutas, engenheiros e psicólogos, entre outros) a adaptarem as suas estratégias de marketing às exigências do mercado.
“Os serviços propostos democratizam o acesso a ferramentas digitais, permitindo que pequenos negócios otimizem sua presença on-line, fortaleçam e impulsionem a marca e alcancem mais clientes, com o melhor custo-benefício”, diz o editor, José Carlos Itaborahy Filho. Ele esclarece que sua equipe oferece diagnóstico de demandas e sugere o plano mais adequado para cada empresa.
Sob a coordenação de Diego Ribeiro Dias, jornalista e contato publicitário (há 13 anos) da FOLHA, este projeto foi desenvolvido com a dedicação do consultor Guilherme Castanheira (*), tendo acompanhamento, também nesta FOLHA, de Miyuki Fujisawa/subgerente, Caio Fernandes/designer e Welton Salgado/contato publicitário.

A gerente, Amariles Paoli Itaborahy, destaca que consideram-se estes principais aspectos:
A – O aumento no número de empreendedores individuais e profissionais autônomos e liberais representa novas oportunidades de parcerias, projetos e novos serviços para alavancagem desses negócios.
B – A diversificação dos meios de publicação (impresso + digital) permite que esta FOLHA alcance diferentes públicos, adaptando-se às preferências de consumo da informação, aumentando a visibilidade das mensagens dos anunciantes e aliando a inovação na distribuição de conteúdos à expansão do mix de negócios.
Neste contexto, a AGÊNCIA FOLHA propõe o seguinte:
1 – Empresa ou profissional iniciante
– Soluções que irão adaptar-se a cada negócio e segmento de atuação, com o objetivo de aumentar a visibilidade no mercado, atrair mais clientes e fortalecer a presença nos meios digitais com: redes sociais (Instagram & Facebook), com a produção de conteúdo (feed e reels em postagens colaborativas); anúncios no site deste Jornal; notas na coluna social (edição impressa); e vídeo que pode ser produzido pela equipe desta FOLHA.
2 – Empresa ou profissional em crescimento
– Soluções com o objetivo de otimizar a presença on-line, fortalecer a marca e alcançar um público cada vez maior. Auxilia no lançamento e na consolidação de novos produtos ou serviços com: produção de conteúdo e assessoria jornalística e de marketing nas redes sociais (Instagram & Facebook) + anúncio no site + FOLHA Web; pacote publicitário e notas na coluna social (edição impressa); e vídeos que podem ser produzidos pela equipe desta FOLHA.
3 – Empresa ou profissional consolidado e em expansão
– Soluções com o objetivo de proporcionar novo patamar de crescimento. Com utilização de recursos avançados, os serviços disponibilizados irão impulsionar as vendas e aumentar a participação de mercado, tendo esta estratégia: redes sociais (Instagram & Facebook) + anúncios no site + FOLHA Web; tráfego pago, assessoria com consultor especializado em empreendedorismo e inovação; e pacote publicitário personalizado.
Note-se que serviços adicionais podem ser acrescentados com a intenção de potencializar os resultados. Com a AGÊNCIA FOLHA, este projeto multimídia adapta-se às novas tendências, investindo em tecnologia e talentos, contribuindo para o crescimento sustentável dos negócios.
História da FOLHA DE PONTE NOVA
Itaborahy relata que as propostas relacionadas têm respaldo desta FOLHA, a qual – com seu slogan “Compromisso com a cidadania” – oferece jornal diário on-line e semanal impresso com informação de qualidade. Estas informações são repercutidas em duas newsletters semanais e nas redes sociais: Facebook e Instagram (com 19.400 seguidores), além do YouTube.
A FOLHA sempre foi pioneira, investindo recursos para oferecer ao mercado um jornal com credibilidade e serviços de resultado. Esta é a linha do tempo:
– A partir de 2008, teve início a digitalização do jornal, acompanhando as tendências mundiais. Inicialmente, com a postagem da réplica das edições impressas (desde as edições de 2006: um conteúdo histórico robusto de quase 1.000 edições).
– Em 2012, houve intensificação da digitalização com o site www.folhadepontenova.com.br, ganhando o atual formato: publicação de notícias diárias de Ponte Nova e região, além de manter a postagem da réplica das edições impressas.
– Atualmente, está em desenvolvimento nova modelagem para o site, desta vez com a Aspin Tecnologia e Informática, de Porto Alegre/RS.
Audiência média
Esta FOLHA tem audiência média de 1.500 internautas/dia e contabiliza 131.000 impressões/mês em mais de 400 municípios, especialmente naqueles onde moram cidadãos oriundos do nosso Vale do Piranga. A edição impressa semanal alcança cerca de 15 mil pessoas, destacando a atividade comercial, onde o exemplar da FOLHA fica disponível ao público.
Desde julho de 2022, esta FOLHA foi selecionada para integrar o Local Lab, programa do Google News Initiative, que oferece consultoria para o desenvolvimento de cerca de 100 veículos do interior do Brasil.
O programa é encaminhado em parceria com três das mais importantes associações jornalísticas do país: Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR).
(*) – Guilherme Castanheira – Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa/UFV; pós-graduado em Desenvolvimento de Cooperativas pelo Unicentro Newton Paiva/Sebrae-MG; mestrando em Administração na Universidade Federal de Viçosa; e profissional com experiência de 25 anos em Desenvolvimento Territorial e de Negócios. Atuou no Sebrae-MG com palestras e consultorias empresariais, assim como na elaboração, implantação e gestão de programas e projetos setoriais. É ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Município de Ponte Nova. Foi gestor de Projetos na Univiçosa Empresarial, atuando no estudo de viabilidade e implantação de projetos empresariais e acadêmicos. É empreendedor nos segmentos de serviço, comércio e indústria, atuando como sócio fundador de empreendimentos em Ponte Nova, Viçosa e no Estado do Espírito Santo. É professor, desde julho/2012, no Centro Universitário de Viçosa-Univiçosa, nas disciplinas de Empreendedorismo e Inovação, Pesquisa de Mercado e Empresa Simulada.