― Publicidade ―

Concluído em Ponte Nova Encontro Arquidiocesano de CEBS

Na programação, trabalhos em grupos, reflexões sobre ecologia integral, missas e caminhada na manhã de encerramento.
InícioDESTAQUEConcluído em Ponte Nova Encontro Arquidiocesano de CEBS

Concluído em Ponte Nova Encontro Arquidiocesano de CEBS

A Paróquia São Sebastião acolheu, em seu Salão Comunitário, no Centro Histórico, entre sexta-feira (27/6) e as 12h desse domingo (29/6), participantes do Encontro Arquidiocesano de Comunidades Eclesiais de Base/CEBs.

Na programação, trabalhos em grupos, reflexões, missas e caminhada – na manhã de encerramento – até o Oratório Nossa Senhora Aparecida, no acesso ao bairro Copacabana. A concentração diante do oratório teve participação da Pastoral Afro de Ponte Nova.

Sacerdotes e coordenadores de CEBs de cada região encaminharam os debates à luz do tema “CEBs e Ecologia Integral” e do lema “Somos todos peregrinos de esperança, ela não decepciona”. Nas reflexões, a realidade cotidiana das comunidades e dos trabalhos evangelizadores.

As bandeiras das CEBs

O principal objetivo foi animar as lideranças e analisar a situação atual das CEBs, seus desafios e “propostas de transformação das estruturas para a comunhão eclesial”. A meta é agir “por uma sociedade superando as desigualdades e preconceitos”.

Os participantes ratificaram palavras de ordem, compromissos e lutas nas áreas de: agroecologia e ecologia integral, economia solidária, direitos humanos, combate à fome, comunicação não violenta, ecumenismo e mobilização popular.

A seguir, trecho do Bilhete das CEBs (‘um toque de Deus no coração da Igreja’) aprovado ao final:

“A imagem de ovelha não nos convém. Ela anda de cabeça baixa enfileirada no pasto e (quando se faz manada) chega o tosquiador travestido de pastor e lhe rouba toda lã. Ela berra de sofrimento: passa sede sem ter água, fome sem alimento e fica presa no curral do opressão.

CEB é Amor-doação. E nas águas profundas do sentido do batismo fez-se Memória e Profecia. Com o vai e vem do trem dos vagões da cantoria em cada intereclesial eE dos solavancos da vida, percebemos que a saída é ser Pessoa consciente e juntar sempre mais gente para testemunhar a fé”.

Para mais notícias, nos acompanhe também no Instagram!

error: Conteúdo Protegido