Está suspenso desde a 1ª quinzena de dezembro o atendimento a denúncias ambientais que eram feitas pelos cidadãos via 0800-2836200, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A partir de agora, os denunciantes devem entrar em contato com o Lig-Minas, no 155. Por meio desse canal, uma equipe treinada irá atender os cidadãos que queiram passar informações sobre descumprimento da legislação ambiental.
De acordo com o diretor de Atendimento às Denúncias do Cidadão e de Órgãos de Controle, Régis Maciel Ferreira Júnior, pelo 0800 quem atendia as ligações eram os próprios funcionários da Diretoria. Mas o LIG-Minas foi desenvolvido com o objetivo de oferecer canal de comunicação entre os cidadãos e o serviço público estadual, por meio de central de informações disponível via telefone. Ao desativar o 0800, nossa intenção é centralizar essa comunicação. Os atendentes do LIG-Minas receberam treinamento especializado para atendimento das denúncias do cidadão, esclarece.
Segundo o diretor, neste primeiro momento, a Equipe da Diretoria de Atendimento às Denúncias do Cidadão e de Órgãos de Controle (Dadoc) está levantando possíveis incorreções no cadastramento das demandas, por parte dos atendentes, que servirão para definições de novas estratégias de treinamento. Além disso, estão sendo feitas melhorias na interface entre o banco de dados da Dadoc e o acompanhamento das denúncias por parte dos atendentes do LIG-Minas para facilitar e aprimorar o processo, explica.
Para Ferreira Júnior, a mudança será positiva. O cidadão contará, agora, com atendentes capacitados e receberão respostas no mesmo momento em que a Dadoc receber os relatórios e Boletins de Ocorrências das fiscalizações oriundas das denúncias apresentadas, afirma. As respostas serão enviadas via e-mail ou telefone.
A Dadoc recebia, em média, 300 denúncias de cidadãos por mês, realizadas via telefone, e-mail e Correios. Recebe ainda cerca de 1,2 mil requisições/mês dos Órgãos de Controle.