Diretora do Procon de Ponte Nova, Cristiane Dias participou de mais uma reunião do Fórum dos Procons Mineiros e da Jornada CDC 25 +, ocorrida em Juiz de Fora, em 14 e 15/11. O evento comemorou os 26 anos de implantação do Código de Defesa do Consumidor com extensa agenda.
“Participamos de discussão sobre a evolução dos direitos dos consumidores e da sociedade de consumo, com novos produtos e serviços, além de uniformização – para o futuro – das ações e condutas em todo o Sistema de Defesa do Consumidor”, informa Cristiane.
A retomada da rotina de Cristiane no Procon pontenovense coincidiu com o alerta do Procon da da Assembleia Legislativa de Minas Gerais sobre eventuais armadilhas em promoções desta sexta-feira (mais uma "Black Friday") com estas dicas:
* Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento; reflita se você realmente precisa daquilo; e avalie se essa compra não vai desequilibrar suas contas.
* Na véspera, pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. Nesta sexta-feira (25/11), confira se o produto faz parte da “Black Friday” e compare seu preço com os que você coletou.
* Visite estabelecimentos diferentes e compare os preços dos produtos que pretende adquirir.
* Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo.
* Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor.
* O site da ALMG contém um link (“evite esses sites”) com lista preparada pela Fundação Procon/SP contendo o endereço de sites que cometeram fraudes ou que não puderam ser encontrados, quando notificados pelo Procon.
* Fique atento à reputação do vendedor. Verifique depoimentos, reclamações e a reputação da empresa. O site Reclame Aqui é uma boa fonte para essas informações.
* Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.
* Nas compras on-line, o consumidor pode desistir da compra, no prazo de sete dias, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.
* Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall.
* Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação, nada mais!
* Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses ou cybercafés. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas.
* Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. Isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito.