
O km 96,5 da BR-262, em Abre Campo, está interditado desde 24/1 por conta de grande afundamento na pista, em virtude das chuvas que atingiram a nossa região.
O afundamento da pista, mais a erosão provocada pela cheia do vizinho rio Santana, motivou a evacuação, ainda em 9/1, de 28 moradias em Córrego Sítio da Conquista, no bairro Cantinho do Céu, e no povoado de Cachoeira do Livramento.
Em vídeo de 27/1 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/Dnit divulgado em 26/1 nas redes sociais da Rádio Extra/Rio Casca, Alan Magalhães Machado e Alexandre Gil Medeiros, respectivamente coordenadores de Manutenção/Restauração e de Estrutura/Contenção, relataram “fenômeno de grandes proporções, que demanda alta complexidade de engenharia”.
Segundo Alan, previa-se o início do serviço nesta semanas, e de fato, em 1º/2, pessoal do Dnit cuidava das providências topográficas. “Sem a sustentação do solo, o trecho da rodovia cedeu. Monitoramos o deslocamento do maciço, e a solução será a instalação de ‘cortina atirantada’ para garantir a segurança da BR”, completou Alexandre.
Diretor-geral do Dnit
Pela Web Rádio Cidade/Abre Campo, o coronel Antônio Santos Filho, diretor-geral do Dnit, declarou, na visita de 27/1 ao trecho interditado, que o Governo Federal deu sinal verde para investimento na obra.
Já a Prefeitura abrecampense, junto com a sua Defesa Civil, atua para custeio da frente de trabalho destinada a reparar a erosão nas margens do rio Santana, inclusive reconstrução de pontes.
Raul Soares
Com a interdição da BR-262, veículos pesados seguem usando a MG-329 como rota alternativa, atravessando o Centro da cidade. A Prefeitura proibiu a passagem de tais veículos, mas em 31/1 um caminhão-baú acabou colidindo contra árvore de grande porte, abalando a estrutura dela, num acidente que a deixou “pendurada” na fiação elétrica, pondo em risco um prédio.
Depois de orientar pedestres e ciclistas, a Administração Municipal optou por cortar a árvore. Ainda naquela data, a Defesa Civil raulsoarense oficiou à Defesa Civil Nacional, ao Dnit, à Polícia Rodoviária Federal e ao DER-MG em busca de apoio para agilizar a obra da BR-262 e coibir a passagem de veículos pesados pela cidade.