Em 2/12 (sexta-feira), encerrou-se a Semana de Humanização do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG com “roda de conversa” de funcionários ratificando a meta de cumprir, com o evento anual, a Política de Humanização do Ministério da Saúde, cuja finalidade é qualificar o atendimento de toda a rede do Sistema Único de Saúde.
Não por acaso, já na abertura, em 28/11, divulgaram-se os “dez mandamentos da humanização". No dia seguinte, a palestra sobre alimentação saudável “Saúde sem mistério – desvendando os segredos da alimentação”. Na quarta-feira (30/11), Renan Saraiva/coordenador do Setor de Qualidade discorreu sobre a Política Nacional de Humanização/PNH e fez breve histórico da saúde no Brasil. Já na quinta e sexta-feira (1º e 2/12), realizaram-se duas “rodas de conversa” tendo como foco “as atitudes diárias que contribuem para um ambiente humanizado”.
O coordenador do Núcleo de Humanização, João Víctor Ribeiro, destaca a definição dos “mandamentos”, que auxiliarão diariamente a rotina da Instituição e seu complexo sistema de atendimento à população de Ponte Nova e da macrorregião. Para se chegar a eles, divulgaram-se as orientações da PNH, e os funcionários votaram nas prioridades, ficando as dez mais mencionadas eleitas como as referências do HAG:
1 – Colocar-se no lugar do outro; 2 – ser atencioso, prestativo e cordial; 3 –
Em 2/12 (sexta-feira), encerrou-se a Semana de Humanização do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG com “roda de conversa” de funcionários ratificando a meta de cumprir, com o evento anual, a Política de Humanização do Ministério da Saúde, cuja finalidade é qualificar o atendimento de toda a rede do Sistema Único de Saúde.
Não por acaso, já na abertura, em 28/11, divulgaram-se os “dez mandamentos da humanização". No dia seguinte, a palestra sobre alimentação saudável “Saúde sem mistério – desvendando os segredos da alimentação”. Na quarta-feira (30/11), Renan Saraiva/coordenador do Setor de Qualidade discorreu sobre a Política Nacional de Humanização/PNH e fez breve histórico da saúde no Brasil. Já na quinta e sexta-feira (1º e 2/12), realizaram-se duas “rodas de conversa” tendo como foco “as atitudes diárias que contribuem para um ambiente humanizado”.
O coordenador do Núcleo de Humanização, João Víctor Ribeiro, destaca a definição dos “mandamentos”, que auxiliarão diariamente a rotina da Instituição e seu complexo sistema de atendimento à população de Ponte Nova e da macrorregião. Para se chegar a eles, divulgaram-se as orientações da PNH, e os funcionários votaram nas prioridades, ficando as dez mais mencionadas eleitas como as referências do HAG:
1 – Colocar-se no lugar do outro. 2 – ser atencioso, prestativo e cordial. 3 – Saber ouvir. 4 – Respeitar as identidades, tratando todos pelo nome. 5 – Explicar o procedimento a ser efetivado. 6 – Pedir licença para despir ou tocar no paciente. 7 – Valorizar o trabalho em equipe. 8 – Manter a ética em todos os níveis. 9 – Ser solidário e tolerante e agir com compaixão. 10 – Conhecer a humanização para se humanizar.