O mês de junho é tipicamente o período em que as temperaturas começam a cair, propiciando aumento da incidência de infecções respiratórias, além da temporada de provas em universidades e escolas e do início das férias escolares. Por isso é o período em que se costuma registrar queda significativa nos estoques dos bancos de sangue, públicos e privados.
Para destacar a importância da doação de sangue neste momento do ano, começou em 1º/6 (sábado) a Campanha Junho Vermelho (veja o laço na capa de nossa edição impressa), considerando-se que em 14/6 comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população como doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa chega a cerca de 7%.
Gerente do Hemocentro Regional de Ponte Nova, Luciana Marinho informa que a mobilização é oportuna. Afinal, para atender pacientes de 30 cidades (principalmente via serviço hospitalar), o Hemocentro necessita em média de 600 doações de sangue/mês.
Para tanto, mantém-se parceria – para envio de doadores – com hospitais conveniados, empresas, escolas e Prefeituras, reforçando-se a importância de homens e mulheres doarem sangue regularmente. O Hemocentro funciona na rua Carlos Gomes, 17, no bairro Esplanada, fones (31) 3817-3212 e 3604-2200.