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Viver em alta performance: competência, erros e confiança

Fernanda Castro – Coach e assessora  executiva para Vida e Negócios em Alta Performance
 
@freitascastrogomes   @Fernanda Freitas Castro Gomes  (31) 99228-7870
 
 
Toda pessoa possui conhecimentos e habilidades que, somados a suas atitudes para executar determinadas atividades, definem que ela possui competência. Ela reúne os atributos necessários para se responsabilizar por algo.
 
Estes atributos inspiram expectativa de que ela possa aprimorar suas habilidades quanto mais praticar, ao utilizar todo o seu conhecimento e experiências e ao manter postura proativa para agir. Isso gera aos poucos uma relação de confiança, que é a afirmação da capacidade de transformar o conhecimento em resultado.
 
As pessoas, entretanto, são passíveis de erros durante este processo, tendo em vista estarem diante de uma situação nova, de interferências do meio, de aspectos emocionais, de intervenções por outras pessoas, de pressão pelo tempo e pela falta de informações suficientes, dentre tantas outras causas. 
 
O fato de errar não está diretamente associado a competência. Uma pessoa pode reunir conhecimento e possuir habilidades, ou seja, experiência, mas está em constante evolução e, a partir dos próprios erros pode evoluir em nível de habilidades.   
 
O principal desafio é conseguir distinguir competência do processo de aprendizagem e a relação de confiança. Diante da necessidade de gerar o resultado almejado, é comum criar a expectativa de que se possui competência, não há erros, e, se erros acontecem, a competência é colocada em xeque e a pessoa passa a ser julgada pelos seus erros. Assim, a relação de confiança é afetada. 
 
Faço aqui uma provocação para pensarmos em uma nova abordagem: seja em qualquer relação social, entre amigos, entre casal, entre filhos, entre profissionais, se você reconhece a competência da pessoa e sabe que as habilidades são construídas a partir das experiências e podem ser aprimoradas, é necessário confiar o suficiente para compreender que erros acontecem e servirão de aprendizagem e lapidação das habilidades. 
 
Então, o processo de confiança é construído a partir da crença de que a pessoa reúne competências e está em constante aprimoramento de suas habilidades. E, para se chegar no resultado/objetivo almejado, há de se ter paciência para vivenciar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de maturidade para gerar resultados em alta performance. 
 
Você tem, portanto, confiado na competência das pessoas com que você se relaciona e oferece condições para que elas possam aprimorar suas habilidades e agir em alta performance?
 
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