Nesta segunda-feira (18/4), a Polícia Civil de Ponte Nova inicia a investigação do caso de mulher de 40 anos, moradora do bairro Guarapiranga, cliente da Agência/Ponte Nova do Banco Itaú, vítima de estelionato on-line nessa sexta-feira (15/4). Ela teve prejuízo de R$ 7,5 mil.
A vítima denunciou à Polícia Militar que recebeu telefonema supostamente feito por funcionário do Itaú orientando-a sobre a necessidade de desbloqueio de seu Itoken (aplicativo do banco). O homem a orientou para comparecer a um caixa da agência.
Logo depois, a mulher recebeu mais orientações via WhatsApp: na hora do desbloqueio (no caixa eletrônico), ela deveria ter acesso àquele número – do WhatsApp -, escrever a palavra "menu" e depois digitar o número 5 (opção de "ajuda"). Na chegada ao banco, a vítima recebeu ligação via WhatsApp ratificando os passos para o desbloqueio do Itoken e assim ela procedeu.
Ocorre que, às 17h daquele dia, a mulher recebeu ligação do Setor de Segurança do ltaú informando pagamento de boleto do Detran/MG (referente a multa) no valor de R$ 1.155,00. A vítima disse que não reconhecia tal pagamento, e com isso o funcionário relatou a necessidade de bloquear o Itoken dela.
Já naquela noite, a mulher recebeu um SMS do Itaú informando que o saldo dela "entrou" no cheque especial. A vítima então acessou a sua conta bancária e constatou que tinha saldo negativo, verificando num extrato pagamento de boleto do Detran e mais estes:
– Compra de R$ 36,27 num supermercado de São Paulo/SP; licenciamento de IPVA/R$ 4.149,84; e multas/R$ 2.124,50. A PM apurou que esta multa e o IPVA também têm origem no Estado paulista.
A Federação Nacional dos Bancos oferece estas dicas para os usuários:
Em caso de fraude ou golpe, deve-se entrar em contato com sua agência bancária o mais rápido possível. Identifique ter sido vítima e registre ocorrência policial para que as autoridades investiguem os fatos. Os bancos nunca ligam ou mandam mensagens solicitando:
• Digitação ou fornecimento de dados pessoais, senhas e tokens.
• Recolhimento de cartões bancários em sua residência, mesmo que inutilizados.
• Instalação ou desbloqueio de aplicativos.
• O acesso a links de sites, de aplicativos ou de mensagens.
Clientes atentos
De acordo com as orientações, existem outros casos em que os clientes devem ficar atentos:
• Nunca abra e-mails/mensagens com links de contatos de bancos, sorteios ou supostos arquivos que causem estranheza ou pareçam suspeitos.
• Sempre confirme os dados do pagador e do beneficiário antes de pagar um boleto e, se houver divergência, não efetue o pagamento.
• Nunca aceite ajuda de estranhos quando estiver utilizando seu cartão/mobile e nunca deixe que os peguem.
• Nunca entregue cartão para terceiros e, caso ocorra esta situação, sempre confira se o cartão devolvido é realmente o seu.
• Ao realizar uma compra com seu cartão, verifique o valor antes de digitar a senha e confirmar a transação.
• Desconfie de contatos por aplicativos de mensagem solicitando dinheiro, pagamento de boletos ou transferências. Ligue para o contato antes de realizar qualquer transação.
• No caso de perda ou roubo do cartão, entre em contato imediatamente com a central de atendimento ou com a agência mais próxima para solicitar bloqueio/cancelamento do cartão.